Reutilizar: uma perspectiva real

Na minha palestra “Nova Mentalidade para a Moda Consciente” realizada na Fashion Revolution Week, que aconteceu de 24 a 28 de abril, em Brasília, indiquei uma nova perspectiva sobre o que é “vestir-se como uma rainha”. O que todos esperam é que se vestir como tal seja exibir roupas caras, artigos de luxo, pedras preciosas, e ter sempre uma roupa nova no armário.

Na ocasião, dei exemplos na direção contrária a essa ideia e apresentei exemplos de como a Rainha Elizabeth, Princesa Diana e a carismática Kate Middleton já reciclaram suas roupas em várias ocasiões. Ontem, no casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle, a Duquesa de Cambridge também repetiu o mesmo comportamento. Ela reutilizou o vestido feito pelo estilista britânico Alexander McQueen, que já tinha usado no batizado da Princesa Charlotte, em 2015, e no aniversário da Rainha Elizabeth, em 2016. Para uma mulher comum, gastar até mais do que o próprio orçamento comporta para comprar um vestido novo, e “abafar” em um casamento, é o mais puro luxo. No entanto, essa não é a mentalidade da família real britânica. “Vestir-se como uma rainha” pode ser sinônimo de alto custo e desperdício, mas, para a Rainha Elizabeth, as princesas e as duquesas da realeza britânica, isso também pode significar saber economizar, reutilizar e reciclar de forma criativa, acrescentando novos adereços aos “velhos” vestidos e “abafando” assim as previsíveis críticas dos detratores de plantão.

E você, está disposta a consumir menos, reutilizar e reciclar mais? Como quer demonstrar que já tem mentalidade para se vestir de acordo com a moda consciente?

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol