Qual é a diferença entre mundo VUCA e mundo BANI?

O Mundo VUCA foi criado durante a Guerra Fria. VUCA é uma sigla em inglês para Volatile (volátil), Uncertain (incerto), Complex (complexo) e Ambiguos (ambíguo). Uma das primeiras vezes que o acrônimo foi utilizado foi pelo Exército dos Estados Unidos, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Os planejadores militares estavam preocupados com o ambiente de segurança internacional radicalmente diferente e desconhecido que havia surgido. Bob Johansen adaptou o termo para o ambiente corporativo em 2009, por meio do livro Líderes Fazem o Futuro.

Em seu livro, Johansen propõe um framework para responder às ameaças VUCA, chamado VUCA Prime. Segundo ele, para gerenciar equipes nessa era, você deve estar atento às mudanças que esse tipo de ambiente pode causar. A chave para uma boa gestão é dividir o VUCA em suas partes componentes e identificar situações voláteis, incertas, complexas ou ambíguas. Cada tipo de situação tem suas próprias causas e resoluções, então deve-se tentar lidar com uma de cada vez.

O Mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) foi criado pelo antropólogo e futurista norte-americano Jamais Cascio e é considerado a evolução natural do mundo VUCA. O termo foi criado em 2018, antes do COVID, porém se expandiu durante a pandemia, por refletir um período de incertezas e caos.

Imagem: Mundo Bani

Da Guerra Fria à pandemia de Covid-19, entre diversos pontos, as relações interpessoais e as de trabalho foram afetadas. A política sofre cada vez mais pressão dos ativistas que cobram respostas urgentes, como, por exemplo, a questão do aquecimento global. É preciso saber como enfrentar de modo adequado as situações emergenciais em diversos setores, até porque elas invadem outras dimensões.

No que se refere à carreira no mundo VUCA e BANI, é importante que as pessoas estejam sempre buscando meios para se aprimorarem no mercado de trabalho. Atuar para o desenvolvimento técnico é importante, mas também não se pode deixar de lado o desenvolvimento das soft skills para se lidar com a fragilidade, a ansiedade, a não-linearidade e a incompreensão vigente. Nessa vertente, os cidadãos em muitos países não confiam em seus governantes. Até mesmo líderes respeitados, em algumas situações, não sabem lidar com tantas pressões e acabam não produzindo os resultados esperados, no campo profissional; e até tendo sua saúde afetada na esfera pessoal. Noto no meu trabalho de Coaching Executivo que os meus clientes tiveram mais ansiedade, problemas relacionados à insônia, e até mesmo depressão, durante esse longo período de pandemia. No entanto, por estarem sendo acompanhados, eles conseguiram prospectar o futuro, por meio do estudo de cenários, e concentrar suas energias nas atividades principais viáveis, principalmente no curto e médio-prazo.

Share

2 comentários em “Qual é a diferença entre mundo VUCA e mundo BANI?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol