O que promete a Befana?

Na tradição cristã, dia 06 de janeiro foi o dia em que os três reis magos – Baltazar, Gaspar e Melchior ofertaram ao menino Jesus presentes típicos das regiões de onde eram provenientes, Arábia, Índia e Pérsia, respectivamente. A melhor mirra da Arábia, para simbolizar a paixão e morte que Jesus haveria de sofrer; o melhor incenso da Índia, para simbolizar a divindade; e o melhor ouro da Pérsia para simbolizar a realeza.

A tradição de trocar presentes no Brasil, que acontece no dia ou véspera de Natal, surgiu como celebração do nascimento de Jesus. No entanto, em diversos países a principal troca de presentes é feita no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos ao invés de Papai Noel.

Na Itália, a personagem da Befana (deriva do grego “epifania” que quer dizer aparições, manifestações) é uma bruxinha boa e esperada pelas crianças que, caso tenham se comportado bem, recebem doces nas meias. Pode ocorrer de um carvãozinho ser deixado para aquelas que demonstraram maus hábitos ao longo do ano anterior. Muito embora, quando os pais querem relembrar os filhos de algum ato ruim cometido, normalmente, mesclam nas meias um pouco dos dois, afinal a befana promete festa.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *