Friedemann Schulz von Thun é um psicólogo alemão e especialista em comunicação interpessoal e intrapessoal.
Ele desenvolveu um modelo sobre comunicação que se expandiu pelo mundo. Esse modelo ficou conhecido como “modelo de quatro orelhas”, “quadrado da mensagem” e, ainda, “a praça da notícia”. O que esse quadro sugere é que há quatro dimensões para a comunicação, sendo elas:
1) informação factual, a qual apresenta sobre o que o emissor está informando. As questões associadas poderiam ser: Sobre o que está sendo informado? Qual é o conteúdo? No diagrama, está representado pela cor azul.
2) apelo, indica qual ação o emissor espera do receptor. As questões associadas são: O que o destinatário deve fazer? A mensagem tem como objetivo exercer influência, e, preferencialmente, levar o destinatário a realizar certas ações. É simbolizado pelo vermelho.
3) auto-divulgação,indica o que o emissor revela sobre si mesmo – Como a comunicação se apresenta? O que ele revela sobre si mesmo? A mensagem contém informações sobre o remetente, por exemplo, seu humor, seus planos, seu estilo, seus traços de personalidade. É simbolizado pela cor verde.
4) relacionamento, o qual apresenta o que o emissor pensa do seu interlocutor e como se sente em relação a ele. Envolve: O que o emissor pensa do receptor? Como eles se relacionam? A mensagem, que inclui gestos e expressões faciais, transmite informações sobre o relacionamento entre o emissor e o destinatário. É simbolizado pelo amarelo.
A praça das notícias pode ser vista de duas perspectivas. Do ponto de vista do remetente: ele “fala” com quatro “bicos” e do ponto de vista do destinatário: ele “ouve” com quatro “orelhas”. A mensagem transmitida nem sempre irá corresponder ao que é recebido. Ao decodificar a mensagem, a pessoa que recebe pode ter uma reação, conforme qual ouvido está mais atuante no momento.
Para qualquer uma das quatro dimensões, o comunicador espera uma reação positiva. Então, o seu papel é antes de levar a mensagem observar como o receptor é e como ele costuma receber as mensagens. Desse modo, ele pode melhor estruturar a fala para ter uma comunicação mais efetiva.