A praça de notícias de Friedemann Schulz von Thun para uma comunicação efetiva

Friedemann Schulz von Thun é um psicólogo alemão e especialista em comunicação interpessoal e intrapessoal. 

Ele desenvolveu um modelo sobre comunicação que se expandiu pelo mundo. Esse modelo ficou conhecido como “modelo de quatro orelhas”, “quadrado da mensagem” e, ainda, “a praça da notícia”. O que esse quadro sugere é que há quatro dimensões para a comunicação, sendo elas:

1) informação  factual, a qual apresenta sobre o que o emissor está informando. As questões associadas poderiam ser: Sobre o que está sendo informado? Qual é o conteúdo? No diagrama, está representado pela cor azul.

2) apelo, indica qual ação o emissor espera do receptor. As questões associadas são: O que o destinatário deve fazer? A mensagem tem como objetivo exercer influência, e, preferencialmente, levar o destinatário a realizar certas ações. É simbolizado pelo vermelho.

3) auto-divulgação,indica o que o emissor revela sobre si mesmo – Como a comunicação se apresenta? O que ele revela sobre si mesmo? A mensagem contém informações sobre o remetente, por exemplo, seu humor, seus planos, seu estilo, seus traços de personalidade. É simbolizado pela cor  verde.

4) relacionamento, o qual apresenta o que o emissor pensa do seu interlocutor e como se sente em relação a ele. Envolve: O que o emissor pensa do receptor? Como eles se relacionam? A mensagem, que inclui gestos e expressões faciais, transmite informações sobre o relacionamento entre o emissor e o destinatário. É simbolizado pelo amarelo.

Nachrichten-Quadrat – Praça de Notícias de Friedemann Schulz von Thun

A praça das notícias pode ser vista de duas perspectivas. Do ponto de vista do remetente: ele “fala” com quatro “bicos” e do ponto de vista do destinatário: ele “ouve” com quatro “orelhas”. A mensagem transmitida nem sempre irá corresponder ao que é recebido. Ao decodificar a mensagem, a pessoa que recebe pode ter uma reação, conforme qual ouvido está mais atuante no momento.

Para qualquer uma das quatro dimensões, o comunicador espera uma reação positiva. Então, o seu papel é antes de levar a mensagem observar como o receptor é e como ele costuma receber as mensagens. Desse modo, ele pode melhor estruturar a fala para ter uma comunicação mais efetiva.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *