Aluguel de carro de longa duração no exterior: vale a pena?

Algumas empresas são famosas por aluguéis de carro em vários países do mundo. As norte-americanas Herts, Avis e a francesa Europcar são umas das mais populares.

Ano passado, gravei um vídeo e comentei sobre as vantagens de viajar de trem na Europa, levantando, entre outras questões um tema que tem sido importante nas empresas, o ESG. Nesse artigo, gostaria de comentar especificamente sobre as vantagens do aluguel de carro de longa duração para quem vai passar um temporada em um país, de pelo menos três meses.

Esse negócio é novo, e embora já exista em vários países da Europa, não é tão comum na Jamaica ou no Brasil, por exemplo.

No que consiste o aluguel de carro de longa duração?

O aluguel de longa duração é definido como um método de utilização de um veículo que permite ao cliente se beneficiar da posse da viatura sem ser o verdadeiro proprietário, mediante o pagamento acordado de uma mensalidade que inclui quaisquer despesas relacionadas com a manutenção ordinária e extraordinária. Nesse acordo, o aluguel não inclui despesas de combustível, pedágios e lavagens.

Vantagens do aluguel de longa duração

  • Carros novos: normalmente com menos de três anos de uso.
  • Mensalidade fixa: sem os riscos de despesas imprevistas de reparos.
  • Liquidez: não exige que um capital elevado seja destinado à compra de um veículo à vista, ou ainda numa parcela de entrada ou intermediárias de financiamento.
  • Facilidade de gestão do tempo de vida do veículo, não havendo a preocupação com a depreciação do veículo ou queda do seu valor de mercado.
  • Possibilidade de compra: a maioria das empresas oferece essa facilidade para compra futura.
  • Possibilidade de troca do veículo: algumas empresas negociam para que o contratante troque o carro por um outro de valor superior ou inferior durante o contrato, com as devidas alterações no valor mensal.
  • Seguro internacional: a maioria das empresas oferece uma cobertura internacional, o que gera maior segurança para o cliente.

Desvantagens do aluguel de longa duração

  • Pagamento extra por quilômetros percorridos: existe um número máximo de quilômetros percorridos, normalmente entre 10.000km a 15.000km. O cliente que ultrapassar o limite, deve pagar pelos quilômetros adicionais.
  • Limitação das oficinas: o cliente deve levar o carro somente em oficinas conveniadas. Ele não pode escolher as oficinas. Em algumas empresas, um funcionário busca o veículo, leva nas oficinas e devolve pronto para o cliente.
  • Limitação nas escolhas dos itens: o cliente não escolhe a marca ou modelo do pneu, dos lubrificantes, etc. As decisões são tomadas pela empresa de aluguel dos veículos.
  • Limitação de modelos e cores: o cliente precisará se ajustar aos modelos e cores disponíveis no momento do aluguel.
  • Disponibilidade do veículo: a maioria das empresas não tem o veículo pronta-entrega. Pode demorar entre dez dias a um mês para que o veículo esteja disponível. Várias empresas, no entanto, têm a opção de alugar um outro carro para cobrir o tempo de espera do veículo com taxas mais favoráveis do que aquelas praticadas pelas empresas de aluguel de curta duração.
  • Exigências de documentos: a locadora pode exigir documentos que um estrangeiro recém-chegado no país ainda não possua.

Exemplos de algumas empresas que oferecem esse serviço

ALD Automotive

AVIS

DGA Group Italia

Enterprise

Sixt

Top Rent Italia

A resposta para a pergunta Aluguel de carro de longa duração: vale a pena? – é que depende muito das suas necessidades, exigências e possibilidades financeiras. O que esse artigo quer mostrar é que existe em alguns países outras opções além da compra de carro, do leasing, e do uso dos transportes públicos, que nem sempre são conhecidas por pessoas vindas de países em que essa opção não é comum.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões, caso conheça esse tipo de serviço.

Share

1 comentário em “Aluguel de carro de longa duração no exterior: vale a pena?

  • Temos aqui no Brasil também, Adriana! Chama-se carro por assinatura, e é bem parecido com o modelo europeu. Uma das empresas que oferece é a Porto Seguro, com o sistema Porto Seguro Carro Fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol