Alguns paises já tiveram a honra de assistir o filme “Bob Marley: One Love” (2024) , lançado pela Paramount Pictures. A cinebiografia é baseada na vida do cantor e compositor de reggae Bob Marley, desde sua ascensão à fama até sua morte em 1981. O longa metragem possui produção de Ziggy Marley, filho de Bob Marley, e é estrelado por Kingsley Ben-Adir como Marley, ao lado de Lashana Lynch como Rita Marley e James Norton como Chris Blackwell. O filme dá destaque ao famoso show One Love Peace Concert, realizado em 22 de abril de 1978 no National Stadium em Kingston, Jamaica. Este concerto foi realizado durante uma guerra civil política na Jamaica entre os partidos opostos, o Partido Trabalhista Jamaicano e o Partido Nacional do Povo.
Confesso que eu já gostava muito de reggae, antes de viver na Jamaica de 2019 até 2022. Não passei a conhecer mais as músicas de Marley após morar no país, porém foi durante esse período que me aprofundei na cultura do país, e no entendimento mais profundo sobre a vida do cantor, que também era rastafari. Atualmente, os rastafaris são minoria em Kingston, e, geralmente, levam uma vida com poucos recursos.
No meu canal do Youtube, mas principalmente na playlist Adriana na Jamaica, você poderá encontrar mais informações. De todo modo, se você é fã de Bob Marley, recomendo principalmente o vídeo Nine Mile Tour: a casa onde Bob Marley nasceu, cresceu e foi sepultado.
Leia também:
Patrimônio mundial na Jamaica: riquezas naturais e culturais