Responsabilidade Social: uma tarefa do mundo

Houve-se muito falar em responsabilidade social. Há, inclusive, independente da compreensão do conceito, uma tendência por parte das empresas brasileiras em buscar algumas alternativas e inserí-las em seu dia-a-dia organizacional. No entanto, a fim de trazer os resultados desejados, sua prática precisa ser bem delineada com a missão e os valores da própria empresa. Precisa, ainda, ser compartilhada e difundida.

Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

A Norma Internacional ISO 26.000, criada em 1º de novembro de 2010, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça, apresenta sete princípios norteadores: 1) Responsabilidade por Ações; 2) Transparência; 3) Comportamento Ético; 4) Respeito pelos Interesses dos Stakeholders, 5) Respeito pelas Regras da Lei, 6) Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento e 7) Respeito pelos Direitos Humanos. Sabemos o quanto estamos distantes de marcar um “x” em pelo menos um dos sete princípios e garantir que em nossas organizações, eles têm sido praticados.

É fundamental a prática de uma visão global e da busca pelo bem de todos, o que exige mudança em um formato bastante comum de cultura organizacional que acredita que para ganhar é preciso fazer alguém perder. O video abaixo apresenta em vários idiomas dicas de como trabalhar de uma maneira mais integrada.

Parece um objetivo distante, mas podemos passo-a-passo nos aproximarmos de um novo padrão de comportamento.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *