Ser mulher e ser mãe: como conciliar os múltiplos papéis


Um dos maiores desafios femininos, nesse frenesi da vida moderna, é como equilibrar a vida pessoal e a profissional. A mulher, principalmente, após a maternidade assume uma gama de compromissos muito alta. Ela tenta administrar múltiplos papéis no seu dia-a-dia, mas, normalmente, quando deita a cabeça no travesseiro a lista do que não foi feito continua imensa. A sobrecarga assusta e até adoece. Além disso, além das tarefas sejam elas do trabalho ou de casa, a mulher carrega consigo um pacote bem pesado de crenças, obrigações e valores que podem e devem ser reduzidos para que ela viva melhor.

É impossível falar em qualidade de vida, saúde e bem-estar para a mulher moderna, quando ainda existe uma ditadura social que a “obriga” a viver uma vida de sacrifícios e pouco cuidado para si mesma. Não existe tampouco uma inclinação para a reciprocidade, o apoio e a compreensão entre pessoas que vivem rotinas semelhantes. Às vezes, é perceptível, nas escolas e parquinhos, o olhar reprovador de uma mãe contra a outra. Será necessária uma mudança de cultura, começando por um novo olhar para si e maior observação da postura social adotada em outros círculos.

Tenho apoiado, seja por meio dos programas de coaching, com sessões individualizadas, palestras ou workshops empresariais e públicos, para que as mulheres encontrem em si mesmas a motivação e o compromisso com seu desenvolvimento, aprimore competências e se torne capaz de levar uma vida mais equilibrada e livre.

Na quarta-feira, 10 de maio, serei entrevistada pela psicóloga Ana Maria Coelho no programa “Espaço Mulher”, que acontece na Livraria Leitura do Pátio Brasil, às 19h30. Será um prazer contar com a sua presença.

Leia também:
(Des) emprego e empoderamento feminino – temas em destaque na Coaching News

Mães Heroínas: como equilibrar vida pessoal e profissional

Share

7 comentários em “Ser mulher e ser mãe: como conciliar os múltiplos papéis

  • Ser mulher e ser mãe implica em muito mais papéis! Ser profissional, ser dona de casa, ser esposa, ser filha, ser, ser, ser… Excelente artigo!

  • Nada fácil a mulher conciliar a maternidade com as outras tarefas. E tem gente que acha que cuídar e a educar uma criança não cansa.

  • Para a mulher é bem difícil ter que conciliar ser Boa mãe, dona de casa e ser bem sucedida em sua carreira. Não é impossível.

  • Tão bom saber que não sou a única mãe que passa por esse dilema. Nunca me esqueço do que você me disse: não importa o tempo que você tenha disponível com a sua filha, o importante é a qualidade. Aplico isso todos os dias.

  • Tao bom saber que nao sou a unica mae que passa por isso. Nunca me esqueço do que vc me disse que o importante é a qualidade do tempo que passo com minha filha. Aplico isso todos os dias. Parabens pelo blog e pela excelente profissional que voce é.

  • Estive nessa palestra e me surpreendi com a qualidade do seu conteúdo; a intensidade da entrega que uma mulher profissional pratica só é comparável à doação que as mães praticam diariamente. Foco é o segredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *