Você vive com ou sem um propósito de vida?

Cada pessoa no mundo nasceu com uma missão ou um propósito de vida. Isso começa a ser percebido e comentado cedo: “Essa menina tem facilidade para consertar as coisas!” ou “Esse garoto é bom de bola!” Às vezes, a própria pessoa percebe seus interesses e paixões. Às vezes, a trajetória da vida ou as crenças limitantes encaminham a artista ou o historiador, por exemplo, para profissões mais rentáveis, mas nem sempre tão prazerosas.

Assim, recebo no meu escritório de Coaching, muitos profissionais que fizeram graduação, especialização, atuaram por anos em algo que não gostam, e buscam alternativas que façam sentido, que sejam coerentes com a sua verdadeira identidade perdida em algum momento.

O trabalho de Coaching Transcultural, nesse caso, consiste em remover bloqueios; ajudar o coachee a encontrar um ânimo novo, reinventar a vida, revisitar gostos, interesses e emoções; entender o que ainda faz sentido ou que não cabe mais em seu novo perfil, conquistado com o tempo.

O contexto social no qual vivemos, a cultura em casa ou até no país, reflete positiva ou negativamente em nossas escolhas. É preciso muita coragem em uma idade que nem todos estão preparados para fazerem escolhas maduras e conscientes, por volta dos dezessete anos, ao ingressar na universidade ou iniciar um trabalho em busca de independência financeira.

Durante as sessões, o coachee começa a recordar suas histórias pessoais e familiares, a rever sua trajetória de vida, a se desvincular de dores e alegrias que podem não ser suas e, também, são capazes de eliminar escolhas que não são coerentes com sua identidade real. Tem momentos em que é difícil lidar com a ansiedade por se sentir velho demais para admitir novas escolhas erradas. Há, também, aqueles bons momentos no qual ele acha graça de novo, ri de si mesmo, percebe que a solução estava “tão acessível”, mas que sem visitar, de forma profunda, sua própria essência, a resposta não chegaria ou não chegaria com tanta rapidez, sem um Coach para apoiá-lo.

Por esse motivo, se uma pessoa está em busca do seu propósito precisa caminhar ao lado de alguém que atua com honestidade, sabendo que seu trabalho não é apenas comercial, mas é a sua missão sendo revelada a cada dia para os seus coachees com completa coerência e afetividade. Todos os dias tenho a alegria de viver o meu propósito, enquanto ajudo várias pessoas a construírem os seus.






Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *