Reuniões, bate-papos, coaching ONLINE… qual ferramenta você usa?

Hoje em dia, são muitas as ferramentas de comunicação que permitem introduzir dados em tempo real e facilitar uma boa conversa online. Ainda assim muitas pessoas optam pelo telefone. Acontece que o próprio celular tem aplicativos que facilitam a interação, além de gerar economia, principalmente para conversas com quem está em outro país.

Para um papinho rápido com as amigas, gosto muito do Messenger do Facebook. Raramente a ligação pelo Messenger é ruim. Prefiro essa ferramenta para voz do que o WhatsApp. No Instagram começou a ampliar o uso de mensagens de voz, o que funciona também, mas não para uma chamada telefônica, apenas para gravações. Recentemente, passei a receber muitas mensagens por lá. Eu, particularmente, uso pouco. Para gravações, acabo optando pelo WhatsApp. Tenho a impressão que as pessoas conferem com mais frequência essas mensagens do que aquelas enviadas pelo Face ou Insta.

No mundo corporativo, os profissionais ainda percebem algumas redes sociais como pouco atraentes para os negócios. Você mandaria uma mensagem para um profissional importante pelo Face?! (Esse seria um bom tema para outro post.) Desse modo, as soluções grátis e pagas mais populares entre os executivos continuam sendo o Skype, que é um dos mais antigos, o Zoom, o Hangouts, do Google, o WebEx, da Cisco, o GoToMeeting, da Citrix , e o Whereby. Alguns recursos fazem diferença no momento da escolha por um ou outro, como o compartilhamento de tela, arquivos, gravação, conversas em grupo e salas de atividades.

Entre os meus clientes de Coaching Executivo, em geral, os profissionais buscam as plataformas mais modernas e interativas, enquanto querem algo dinâmico, ao alcance da mão. As chamadas por Skype para as minhas conversas com profissionais, em diversos lugares do mundo, ainda são as mais comuns. Também já fui convidada para seleções de atendimento de Coaching por instituições internacionais que usavam o Skype. Sugiro que quem ainda não conhece, experimente, pois devido a sua popularidade é sempre uma ótima escolha entre todas ferramentas.

Noto que o Zoom é uma escolha comum entre treinadores para darem cursos ou realizarem reuniões online. A ferramenta facilita muito quando uma apresentação é feita ao longo da conversa. Já participei como ouvinte ou palestrante e achei a ferramenta bem funcional e prática. Alguns clientes já mencionaram que usam o Hangouts e gostam muito. Ainda não experimentei todas as alternativas disponíveis no mercado, mas gosto de conhecer e testar ainda que seja entre colegas para não ser pega de surpresa em um momento que eu seja convidada a integrar um grupo ou dar uma conferência online.

O que você usa? O que recomenda? Já começou a colocar seus negócios na era digital? Para mim que trabalho com pessoas em diversos lugares do mundo, lidar com essas tecnologias é essencial.

Share

1 comentário em “Reuniões, bate-papos, coaching ONLINE… qual ferramenta você usa?

  • Precisa implementar um bom bate-papo em tempo real para discutir assuntos empresariais com sua equipe? Entao voce precisa conhecer o Slack. A ferramenta integra informacoes, agiliza o trabalho e ajuda o seu time a manter-se melhor organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *