Reflexões transculturais a partir do seriado Pousando no Amor (Crash Landing on You)

Crash Landing on You (Pousando no Amor) é uma telenovela sul-coreana. Foi exibida de 14 de dezembro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020, através da emissora tvN na Coreia do Sul e está disponível pela Netflix, contendo um total de dezesseis episódios. Seu enredo refere-se a uma empresária sul-coreana bem-sucedida, Yoon Se-ri (Son Ye-jin), que em um acidente de paraquedas, caiu na Coreia do Norte. Na queda, ela é resgatada por Ri Jeong-hyuk (Hyun Bin), um membro da elite norte-coreana e capitão da força policial especial da Coreia do Norte. Legalmente, ele teria que entregá-la às Forças Armadas, mas ela acaba o convencendo a não fazê-lo. Ao mesmo tempo, em que fica perceptível que ele sentiu, de imediato, uma certa atração pela moça. A trama se desenvolve a partir de múltiplas tentativas de que a executiva volte para o seu país com segurança.

Na perspectiva cultural, percebe-se que durante o período que ela passa no país vizinho, hospedada escondida na casa do Capitão Ri; Yon Se-ri reaprende um novo modo de vida. A experiência, no entanto, inicialmente, custa-lhe caro, emocionalmente; visto que ela era habituada ao consumo de produtos elegantes, refinados, mas, de certa forma, comuns no mundo capitalista, como o uso de shampoo e de velas perfumadas, por exemplo. Embora, o Capitão desconheça os produtos, ele é levado a buscar no mercado negro um pouco dessas pequenas satisfações para agradá-la e reduzir o seu sofrimento. Ao mesmo tempo, ela vai descobrindo os prazeres de uma vida simples, sem sofisticação, sem restaurantes estrelados, mas com boas amizades (a equipe do Capitão Ri e as vizinhas da comunidade), o surgimento de um grande amor, noites de sono bem relaxantes e nutrição equilibrada.

Ao voltar para sua terra-natal e sua vida em Seoul, a rica empresária do setor de moda e beleza, fica muito feliz ao desfrutar do conforto de ter água quente, energia elétrica, uma cama confortável e inúmeras facilidades. No entanto, sente falta dos prazeres da boa companhia, das manifestações de amor, da sensação de ser especial para os outros. A experiência a torna mais humanizada e sensível com os funcionários e, a partir de então, ela se torna uma líder mais apoiadora e, portanto, também mais querida ao invés de temida.

O roteiro impressiona, pois apesar da novela ter sido escrita por sul-coreanos, Park Ji-eun e Kwak Moon-wan, eles fizeram um trabalho honesto ao tentar retratar os dois paises, sem tentar induzir ao telespectador que a Coreia do Sul é melhor do que a Coreia do Norte. Apesar da rivalidade entre os países, que começou a partir da Segunda Guerra Mundial, o telespectador consegue ter uma noção sobre o que é a vida nesses países e refletir sobre os valores de cada um, sem romantizar muito um ou outro.

Ao mesmo tempo em que a novela emociona com a paixão crescente entre o casal Yon Se-ri e Capitão Ri, e as belas demonstrações de afeto entre eles; também mostra que os vários casais da trama jogam com as palavras para não se mostrarem muito apaixonados. É um misto de doçura com orgulho.

Nas relações com as famílias, a hieraquia é altamente considerada nos dois países. O respeito ao pai é primordial, e as mulheres exercem elevada influência nas decisões, ainda que o poder esteja nas mãos dos homens.

Além do exposto acima, outros traços culturais comuns entre as duas culturas são as disputas de poder seja na empresa privada na Coreia do Sul ou no ambiente militar na Coreia do Norte. As mentiras, traições, ameaças e intrigas estão presentes nas instituições. Do mesmo modo, a lealdade, a fidelidade, a cooperação, a parceria, o respeito ao líder, também podem ser encontradas nas duas nações.

Certamente, há muito mais para ser dito sobre essa novela que captura a atenção e emociona. Que mulher não sonha ser tão mimada como a protagonista de Crash Landing on You? Que homem não se impressionaria com a força, meiguice e inteligência de Yoon Se-ri? A novela também sai do pastelão que os bons são bobos, e os vilões espertos. O roteiro foi construído, demonstrando que as pessoas boas e puras, também são inteligentes e capazes de alcançar o sucesso e fazer justiça.

Leia também:

Costumes nas reuniões de negócios na Coreia do Sul

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *