Costumes nas reuniões de negócios na Coreia do Sul

Deseja viajar ou fazer negócios com a Coreia do Sul?

As reuniões de negócios na Coreia do Sul são caracterizadas por vários costumes. Alguns deles são baseados no Confucionismo, religião predominante na Coreia, que continua sendo uma parte fundamental da sociedade.

Abaixo apresento algumas dicas para você não dar nenhuma gafe:

◾As vestimentas são conservadoras e formais e os tons são sóbrios.
◾A pontualidade é sinal de respeito.
◾Ao entregar o seu cartão de visita, use as duas mãos.
◾O cumprimento é feito com a curvatura corporal e é o mais novo quem o inicia.
◾Há respeito aos mais velhos e à hierarquia.
◾Nos primeiros encontros é preferível chamá-los pelo sobrenome, por exemplo, Sr. Lee. Os sobrenomes costumam ser monossílabicos, portando observe com atenção o nome no cartão de visita, pois os sobrenomes costumam vir antes dos nomes.
◾A comunicação deve ser clara, equilibrada e harmoniosa. Críticas ou uma comunicação muito firme pode deixar o sul-coreano constrangido.
◾Não insista em respostas como sim ou não. Não pressione e muito menos perca a elegância.
◾Pode haver convite informal para encontro de negócios, no qual você vai degustar alguns pratos da culinária do país. Embora os pratos típicos da Coreia do Sul sejam picantes, nas reuniões de negócios, especialmente as internacionais, não é servido nenhum prato apimentado para não desagradar pessoas de outras culturas. Sempre espere o anfitrião começar a comer para dar início. Em algumas ocasiões, eles podem fazer um pequeno discurso de agradecimento. Também evite iniciar a conversa durante a refeição. É comum que eles prefiram conversar no momento do café.
◾Os estrangeiros podem dar presentes, mas é melhor não investir em nada muito caro que possa deixar o outro constrangido. A melhor opção é oferecer flores, chocolates ou um souvenir respeitoso do seu país.

Quer saber mais sobre a cultura da Coreia do Sul? Publiquei um vídeo sobre o K-Pop, estilo musical sul-coreano que tem se popularizado internacionalmente. Dá uma olhadinha.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol