03/01/2009

Perguntas Frequentes

Questões gerais

O que é coaching?

Coaching é um processo de aprendizagem e transformação que envolve o questionamento, a reflexão e a ação rumo à mudança de comportamento. O intuito do profissional coach é conduzir, inspirar e trabalhar a gestão pessoal por meio do autoconhecimento, identificação de metas e desenvolvimento de competências, para que seus sonhos tornem-se realidade em um período de tempo menor do que o imaginado.

A International Coach Federation – ICF define coaching:

Coaching é uma parceria com clientes num processo criativo, provocador de pensamentos e de autoconsciência, que inspira os clientes a maximizarem o seu potencial pessoal e profissional. Existe uma relação profissional de coaching quando o processo inclui um acordo comercial, que define as responsabilidades de cada parte.

Qual é a diferença entre coach, coachee e líder coach?

Coach: o condutor do processo de coaching ou aquele que o inspira a chegar onde todo seu potencial merece.
Coachee: a pessoa ou grupo que recebe o coaching.
Líder Coach: O executivo que utiliza o coaching na gestão de seus colaboradores, a fim de criar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de sua equipe.

Coaching é terapia, consultoria ou aconselhamento de carreira?

Coaching NÃO é terapia. Terapeutas e psicólogos tendem a examinar o passado, a existência de traumas, transtornos, distúrbios, entre outras questões normalmente verificadas na análise psicológica ou terapêutica. O coach trabalha com foco em resultados futuros. Quando alguém procura um coach, geralmente está em condições psicológicas propícias para iniciar uma profunda reflexão sobre seus projetos de vida e/ou de carreira profissional.

Coaching NÃO é consultoria. Diferente do consultor, o coach não faz diagnóstico, e tampouco apresenta as soluções ideais, mais modernas e tecnológicas. O coach, por meio de questionamentos, inspira para que você encontre as melhores respostas dentro de si mesmo e de seu ambiente pessoal e/ou organizacional.

Coaching NÃO é aconselhamento de carreira. O conselheiro é contratado para dar uma resposta para você sobre como conduzir sua vida. O coach é contratado para fazer você pensar sobre as melhores alternativas de conduzir a si mesmo.

Quais seriam os benefícios do coaching?

Os depoimentos que recebo durante os encontros e na finalização dos trabalhos são comoventes. No entanto, procurarei ser pragmática ao citar alguns deles:

  • Redirecionamento da vida e carreira para uma gestão focada em metas bem definidas;
  • Desenvolvimento de competências (CHA = conhecimento – inclui autoconhecimento, habilidades e atitudes);
  • Estrutura emocional para lidar com mudanças e fortalecimento para adaptação em outras culturas organizacionais;
  • Clareza de posicionamento frente aos diferentes papéis pessoais e profissionais;
  • Desenvolvimento de comunicação efetiva;
  • Desenvolvimento de habilidade para a solução de conflitos em qualquer área da vida;
  • Melhor gestão do tempo e, por consequência, elevação na qualidade de vida;
  • Tomada de decisão estratégica, a partir do estudo de resultados e impactos.

No coaching organizacional, o que as empresas enfatizam quanto aos resultados alcançados?

Resultados de uma pesquisa recente (2011), indicam que além dos aspectos citados acima comuns em coaching de vida, executivo ou organizacional, as empresas enfatizaram:

  • Redução do turnover;
  • Ampliação da qualidade nos relacionamentos interpessoais, a partir da redução de estresse, conflitos internos, jogos de poder, etc.;
  • Desenvolvimento do espírito de equipe para melhoria no ambiente organizacional, maior produtividade e satisfação no trabalho;
  • Planejamento estratégico integrado com desenvolvimento de competências e valores compartilhados;
  • Visualização e construção do futuro da empresa, com  identificação concreta do seu espaço institucional no mercado e fortalecimento contra ameaças no ambiente externo.

É possível fazer coaching à distância?

Sim. Pode ser utilizado, principalmente, telefone ou skype.

Posso reproduzir e/ou citar seus textos postados no blog?
Será uma grande satisfação, desde que seja creditada a autoria e a fonte da publicação, conforme Lei 9610/98 – Proteção dos direitos intelectuais.

Questões pessoais

Por que você decidiu ser coach?

Sou atriz e sempre estive empenhada em atividades sócio-culturais, relacionadas à área de educação. Descobri em Jacarta um grupo de teatro chamado Jakarta Players. Fiz minha audição e passei nos testes. Assim tive oportunidade de conhecer estrangeiros maravilhosos, entre eles o Christophe Horvath (foto abaixo) – coach belga que me apresentou as ferramentas do coaching, sua gama de livros e artigos da área e sua simplicidade em lidar com pessoas. Comecei a aplicar a metodologia nos meus trabalhos de consultoria a partir de 2001, durante minha vivência no Sudeste Asiático.


Qual é sua formação profissional?

Sou formada em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília – UnB, MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB. Gosto de estudar. Faço isso todos os dias, portanto fiz vários cursos de extensão na Universidade de Brasília – Psicologia e Sociologia e na FGV – Docência. Certificação Internacional em Coaching pelo InCoaching, Certificação Internacional em Coaching e Mentoring pelo Holos, Pro-Fit, Inner Game; estudos de extensão pela International Coach Federation – ICF no Congresso Internacional de Coaches – no Canadá e Estados Unidos, entre outras certificações. Além disso, tenho formação em teatro, música e artes plásticas.

Você está credenciada em algum conselho ou federação de referência?

Sim. Sou registrada no Conselho Regional de Administração (CRA-DF), no Conselho Federal de Administração (CFA), no Sindicato dos Escritores do DF e também sou membro do International Coach Federation – ICF, organismo com representatividade mundial dedicado ao desenvolvimento de coaches. De fevereiro de 2009 até março de 2012, fui Presidente do ICF Brasília Chapter.

Você já atendeu empresas privadas?

Sim.

Você já atendeu empresas públicas?

Sim.

Você já atendeu instituições internacionais?

Sim.

Você tem experiência em coaching à distância?

Sim. Por enquanto, tive experiência com clientes em Goiânia, Cuiabá, São Paulo, Estados Unidos, Itália e até mesmo em Brasília, mas que optaram por coaching via skype para evitar o trânsito, para estar próximo aos filhos ou simplesmentea para racionalizar o tempo. Além disso, é muito comum que ao longo de um contrato presencial, o executivo precise agendar encontros à distância.

Quantas pessoas já fizeram coaching com você?

Felizmente este número está em constante crescimento. Posso afirmar que, individualmente, já fui coach de mais de trezentas pessoas. Isto significa mais de três mil horas de coaching.  Além disso, faço coaching de equipe, em grupo, e atuei por quinze anos com consultoria organizacional. Na minha carreira, sempre apoiei diretores, coordenadores de área e diplomatas no desenvolvimento de seu potencial.

Geralmente, as pessoas buscam melhoria em qual área da vida?

Quando as pessoas me procuram para fazer coaching, elas normalmente estão insatisfeitas com a carreira. Em 100% dos meus atendimentos com este enfoque, o coachee conseguiu um ou mais dos resultados a seguir: promoção, recolocação profissional ou identificação da área de recolocação, maior autonomia em suas tarefas, melhor relacionamento interpessoal com colegas e chefia. É importante destacar que o aprendizado adquirido pelos coachees em uma determinada área, pode ser utilizado a seu próprio proveito em outra. Recentemente encontrei um dos meus coachees e ele me disse que pela primeira vez tinha comprado o carro dos seus sonhos – graças ao seu próprio “autocoaching”, aplicado antes da decisão final.

Você se sente realizada como coach?

Sim. Para mim ser coach é uma grande oportunidade para vivenciar tudo que aprendi e continuo aprendendo na minha estrada. Um dia ouvi uma fábula de Administração de Empresas que dizia que o mundo iria acabar. Neste dia a formiguinha deitou-se com seu corpinho miúdo contra o gramado do bosque e levantou suas pernas e bracinhos. O elefante ao vê-la assim, logo questionou: “Formiguinha, você acha que pequena como é, vai conseguir segurar o mundo?” e ela respondeu: “Não, amigo Elefante, mas pelo menos estou fazendo a minha parte”. Ouvindo isso, o elefante deitou suas patas na direção do céu. Sendo uma pessoa altamente idealista, ao ouvir estas palavras quis ainda mais do que sempre me colocar ao lado desta formiguinha.

Adriana Lombardo, como consigo contatá-la?

Aqui pelo blog. Se preferir, envie-me um e-mail para coaching@adrianalombardo.com (contrato de coaching ou treinamento) ou news@adrianalombardo.com (Coaching News). Acompanhe, também, as novidades sobre coaching nas minhas redes sociais:

Facebook: @adrianalombardocoaching, Twitter: @adrianamslcoach, LinkedIn: Adriana Lombardo,
Instagram: @adrianalombardocoach e YouTube: adrianalombardocoach

9 comentários sobre “Perguntas Frequentes

  • Cara Adriana, é ótimo ter tantos esclarecimentos quanto a ferramenta de coach e principalmente conhecer um pouquinho mais da sua vasta experiência. Sem deixar de ressaltar que a fábula me fez pensar em como é importante unirmos esforços para sermos pessoas melhores em todos os aspectos!!! Beijos e sucesso!!

  • Boa noite, Adriana, prazer em conhecê-la.
    Ouvi falar em coaching e vim procurar o que significa. Graças a internet acabei no seu blog e aprendi sobre essa ferramenta, coaching, e achei muito interessante esse treinamento de”eficiência” para a vida.
    Gostaria de saber se é possível fazer esse treinamento com microempresa? O custo é muito elevado?
    Será que existe esse treinamento no Sebrae?
    Gostaria de receber mensagens de cursos, palestras, etc.
    Preciso potencializar minha vida…potencializar a satisfação, a realização, a capacidade de viver. Viver plenamente e deixar viver…
    Grata, aguardo resposta.
    abraço, Jurema.

  • Cara Jurema,
    Para mim também é um prazer conhecê-la e será ainda maior se puder ajudar a esclarecer suas dúvidas.
    O trabalho de coaching pode ser realizado em organizações de qualquer porte, portanto pode ser realizado em microempresa. Se desejar implementar um trabalho desta natureza em seu negócio, podemos marcar uma conversa telefônica ou via skype, caso você esteja localizada fora do Distrito Federal. Com maiores informações sobre sua empresa e número de participantes torna-se possível fazer uma estimativa de custo do projeto. Caso o seu interesse principal seja no seu próprio crescimento, você pode fazer as sessões de coaching individuais, fora do ambiente corporativo e focado em “viver plenamente e deixar viver…”
    Tudo que você escreveu é muito bonito e demonstra ser uma mulher muito consciente e ao mesmo tempo grandiosa. Parabéns!!!

  • Boa noite, Adriana.
    Que bom ter a sua resposta!
    Por enquanto acho que não posso desenvolver esse treinamento de coaching pois estou envolvida em vários projetos pessoais e o tempo “anda curto” para participar de tudo o que me interessa e pode me fazer bem.
    Pelo que li desse trabalho, penso que ele vai se somar as minhas buscas de autoconhecimento e realização.
    Sou proprietária do Restaurante Natural Flor de Lótus a 18 anos e tem sido com esse trabalho, com as dificuldades, desafios, e a persistência que tenho me desenvolvido pessoal e profissionalmente. Meu trabalho tem sido minha escola de aprimoramento; meu grande desafio de relacionamento; a busca de equilíbrio e respeito por mim e pelas pessoas que estão tão perto de mim e que me ajudam todos os dias.
    Tenho me conhecido e me transformado bastante através de trabalhos de autoconhecimento.
    Penso que o coaching pode focallizar e facilitar aspectos na minha empresa e em minha avida pessoal, uma mudança leva a outra.
    Por favor, quando tiver palestras, me comunica.
    Quando quizer aparecer para almoçar no Flor de Lótus, será um prazer recebê-la. Ficamos na CLN 102 Bl. A loja 48. Tel. 33269763.
    Beijo, muito grata. Jurema.

  • Adriana, gostaria muito que entrasse em contato comigo para conversarmos a respeito de um trabalho como esse para minha vida profissional e pessoal. Estou há 05 anos presa a uma vida inerte e quero resgatar os meus sonhos e meus ideais profissionais.
    Aguardo seu e-mail!
    Obrigada

  • Sou grato pela grande atenção que foi prestada a mim onde pude ter um bom esclarecimento de uma questão profissional.
    A cada momento vejo no coaching um grande caminho para solução que necessidades na vida e recomendo os serviços desta profissional que em poucas palavras percebi o grande potencial e equilibrio em seu trabalho.
    Parabens e grande sucesso.

  • Em primeiro lugar quero parabenizar pelo trabalho e dedicação ao seu trabalho.
    Na empresa a qual eu trabalho esta precisando muito de uma palestra ou melhor um projeto p/os funcionários.
    Vamos realizar Semana SIPAT e gostaria de convida-lá para ministrar uma palestra para 320 pessoas.
    Aguardo retorno para saber custo e duração da palestra.
    muito obrigada,
    irene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *