O modelo de 5 fatores da personalidade e o Coaching Transcultural

O modelo de cinco fatores da personalidade é uma organização hierárquica de traços de personalidade em termos de cinco dimensões básicas:

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (Extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

De maneira muito simplificada, a abertura à experiências inclui curiosidade e criatividade; conscienciosidade envolve planejamento e organização; extroversão envolve sociabilidade; agradabilidade envolve bondade, compaixão, cooperação; e neuroticismo geralmente envolve centramento e equilíbrio. Desse grupo, a extroversão e a introversão podem apenas apontar para algumas facilidades na carreira, mas não indica que uma seja melhor do que a outra. São acessíveis vários testes, inclusive online, para orientar em que posição as pessoas estão no momento.

Sendo a personalidade o temperamento modificado por eventos subsequentes da vida, isso significa que um individuo pode diante de fases ou ambientes diferentes apresentar-se com uma característica diversa. Na perspectiva do Coaching Transcultural, a colocação de Hannah Arendt reafirma esse ponto.

“Amar a vida é fácil quando você está no exterior, onde ninguém segura sua vida em suas mãos sozinho. Você é mais senhor de si mesmo do que em qualquer outro momento”.

A provocação que faço aqui é também sobre o quanto nos deixamos influenciar ou até mesmo manipular pelas pessoas ao nosso redor, na tentativa de agradar os outros. Em alguns momentos torna-se fundamental fazer uma viagem para dentro de si mesmo, reavivar memórias do passado e tentar resgatar a própria identidade perdida ou ofuscada pelo desejo de agradar aos outros ou pela importância em ser parte de um grupo.

Tendo em vista que o ambiente no qual o indivíduo se insere e que a comunidade na qual convive irá abrilhantar ou ofuscar aspectos importantes de sua identidade, antes das mudanças para o exterior também é importante que o Coach ou Mentor de apoio estude conjuntamente com o seu cliente como uma determinada cultura poderá ajudá-lo a se destacar de maneira plena, consciente, e despertando o seu ser criativo.

Share

1 comentário em “O modelo de 5 fatores da personalidade e o Coaching Transcultural

  • Thank you for sharing your wisdom and knowledge with the world. Your blog is truly inspiring.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *