Tradições de Páscoa na Jamaica

As tradições culturais mostram muito das crenças e valores de um povo, por isso nesse post mostro um pouco da Páscoa na Jamaica.

O feriado inicia na sexta-feira e termina na segunda. São chamados de Good Friday, Easter Sunday e Easter Monday. Assim como no Brasil, na quinta-feira após às 12h, muitos locais fecham. Algo particular é que as escolas costumam fechar por até duas semanas, como pausa de Páscoa.

Muitas famílias viajam nesse período para ver os parentes, descansam, vão às missas e celebram com as crianças, pintando ovos ou curtindo as praias.

Uma de suas tradições é tentar prever o futuro. Colocam uma clara de ovo com água em um copo antes da manhã da sexta e quando anoitece, eles observam o formato no copo. Se a imagem parecer um avião, por exemplo, significa uma viagem internacional.

Aqui na ilha ao invés da colomba pascal ou do “hot cruz bun”, tem uma versão com noz-moscada, canela, mel, passas e frutas secas. É conhecido como “Easter Bun”. As prateleiras dos supermercados estão lotadas desse pão de diferentes marcas. Os jamaicanos gostam de saboreá-lo com fatias de queijo cheddar.

Aqui os ovos de Páscoa não são comercializados como no Brasil, onde a gente se perde em tendas com diferentes tipos, marcas e tamanhos. Aqui encontra-se apenas uma versão da Ferrero Rocher e alguns ovinhos da Cadbury. Se quisermos algo mais personalizado, as lojas de chocolate vendem algumas opções com coelho e ovos recheados. Normalmente, são de tamanhos pequenos. Ovos gigantes em versão família aqui não acha.

Os preços são elevados, como no mundo todo, e nem o próprio comércio investe na venda. Você vê pouca oferta e pouca demanda.

Gostou de saber sobre a Páscoa na Jamaica? Deixe o seu comentário e conta como é no seu país.

Quer saber mais sobre a vida na Jamaica? Siga o canal adrianalombarcoach no Youtube, na playlist Adriana na Jamaica.

Leia também esses posts sobre a Jamaica:

Da universidade para o mundo dos negócios

Meu choque cultural, apesar das unhas feitas.

Julie Mango: balanceando sabores em Kingston

Rafting de bamboo: um passeio no rio Martha Brae

Port Royal: a vila de pescadores que foi palco de piratas e cenário de filme da Disney

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol