Questões da área ambiental que todo executivo precisa saber

Qual é o conceito de mudança climática?

Segundo as Nações Unidas,

Mudança climática se refere a transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas alterações podem ser naturais, mas desde o século 18 as atividades humanas têm sido a principal causa das mudanças climáticas, principalmente por causa da queima de combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás), que produzem gases que retêm o calor.

Por que se fala tanto em mudanças climáticas?

Segundo a Nasa,

O clima da Terra mudou ao longo da história. Apenas nos últimos 800.000 anos, houve oito ciclos de eras glaciais e períodos mais quentes, com o fim da última era glacial há cerca de 11.700 anos marcando o início da era climática moderna – e da civilização humana. A maioria dessas mudanças climáticas é atribuída a variações muito pequenas na órbita da Terra que alteram a quantidade de energia solar que nosso planeta recebe.

A atual tendência de aquecimento é diferente porque é claramente o resultado das atividades humanas desde meados do século XIX e está ocorrendo a uma taxa nunca vista em muitos milênios recentes. É inegável que as atividades humanas produziram os gases atmosféricos que prenderam mais da energia do Sol no sistema terrestre. Essa energia extra aqueceu a atmosfera, o oceano e a terra, e ocorreram mudanças generalizadas e rápidas na atmosfera, oceano, criosfera e biosfera.

A problemática hoje envolve uma força-tarefa de diversos setores para mitigar os efeitos já causados.

As mudanças climáticas afetam somente um país ou região?

Não. Segundo o grupo Carbon Footprint,

A mudança climática não se limita a uma região, ela afeta toda a Terra. Está causando o derretimento das calotas polares e das geleiras; e o nível do mar subir. Eventos climáticos extremos, como tufões e furacões, estão se tornando mais comuns em algumas regiões do mundo, enquanto outras regiões sofrem secas e ondas de calor mais severas.

O que são gases de efeito estufa?

Os gases de efeito estufa (também conhecidos como GEEs) são gases na atmosfera terrestre que retêm o calor. Durante o dia, o sol brilha através da atmosfera, aquecendo a superfície terrestre. À noite, a superfície da Terra esfria, liberando o calor de volta para o ar. Mas parte do calor é retido pelos gases de efeito estufa na atmosfera.

O que significa food miles?

Food miles é uma maneira simples de estimar as emissões de carbono do transporte.

Do que se trata O Acordo de Paris ou The Paris Agreement?

Segundo as Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCC),

O Acordo de Paris é um tratado internacional juridicamente vinculativo sobre as alterações climáticas. Foi adotado por 196 Partes na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21) em Paris, França, em 12 de dezembro de 2015. Entrou em vigor em 4 de novembro de 2016.

Seu objetivo primordial é manter “o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais” e buscar esforços “para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais”.

Do que se trata a economia circular?

O aspecto principal da economia circular é como os produtos são empurrados de volta para a cadeia de suprimentos para serem reutilizados, reciclados, transformados em matérias-primas e eventualmente descartados adequadamente no final de sua vida útil.

O que é ESG?

A sigla ESG vem do inglês e significa Environmental, Social and Governance. Busca o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança na gestão dos negócios.

Quer saber mais sobre temas relacionados à área ambiental que todo executivo precisa saber? Aprofunde os seus conhecimentos, lendo os artigos abaixo.

BMW completa 100 anos de estratégias diferenciadas

Bitcoin e sustentabilidade

Por que desenvolver uma “Nova Mentalidade para a Moda Consciente” ?

“Um novo mindset para uma moda mais sustentável” foi tema de palestra na Fashion Revolution Week

Fashion Revolution Week: vamos tecer um novo padrão para uma moda mais sustentável?

2017: um ano em que a escassez de recursos motivou empresas a investirem cada vez mais em sustentabilidade

Share

2 comentários em “Questões da área ambiental que todo executivo precisa saber

  • Olá, gostaria de conversar contigo para oferecer dois meses gratuitos de entrevistas e publicações em jornais digitais sobre o teu negócio. Publicamos em jornais de alta autoridade com alcance nacional, garantindo uma presença significativa. Isso ajudará a aprimorar as análises, opiniões e reputação online do seu negócio, além de elevar o posicionamento na web para atingir os primeiros resultados nos motores de busca. Se confirmar um número de telefone, posso entrar em contato para explicar como utilizar esses meses gratuitos. Obrigado.

    • Helena,
      Agradecemos o seu contato. Informo que foi enviado um e-mail para o endereço indicado. Veja se já recebeu. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *