BMW completa 100 anos de estratégias diferenciadas

Quem nunca apreciou um Mini, um Rolls-Royce ou um BMW? O que nem todo mundo sabe é que todas essas marcas são comercializadas pela empresa alemã Bayerische Motoren Werke Group (BMW), a qual além de fabricante de automóveis, produz as motocicletas BMW Motorrad. A empresa, com sede em Munique, na Baviera, segue uma estratégia de marca premium puro: desenvolve, fabrica e comercializa seus produtos.

A sua história começou em 1916, com a construção de motores de aeronaves em Munich Oberwiesenfeld. A fábrica atual foi construída em 1922. Era já uma empresa respeitada, quando avançou para uma abordagem centrada no cliente a partir da introdução de serviços telemáticos em 1997 (Jornal of Business Strategy, 2020). São exatos 100 anos de trabalho e estratégias diferenciadas.

Na minha visita ao centro de exposições da BMW e por meio das pesquisas que realizei, percebi que a marca se destaca principalmente por cinco fatores.

Prospectiva Estratégica e foco no cliente

O grupo faz estudos sobre as tendências de futuro e se antecipa às necessidades dos clientes. A estratégia de pensar em seu público-alvo e atender às suas necessidades difere o Grupo em todo o mundo. A BMW combina tecnologias pioneiras, com produtos emocionais (que tocam a alma, revigoram a autoestima, e produz serotonina). Além disso, a marca oferece suporte personalizado para cada potencial comprador a fim de gerar uma experiência única e indescritível.

Inovação

No ranking do Boston Consulting Group – BCG (2015), a montadora foi classificada como a sétima empresa mais inovadora do planeta e a terceira fabricante de carros mais inovadora do mundo. Hoje, a grande líder em inovação no mercado automobilístico é a empresa Tesla, posicionada em quinto lugar esse ano (2022). Isso porque segundo a BCG (2022), muitas das empresas da lista desse ano das “50 empresas mais inovadoras” estavam entre as primeiras a adotar os princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) e a estabelecer compromissos de descarbonização. Veja mais em Are You Ready for Green Growth?

No entanto, observando exclusivamente a empresa na perspectiva da inovação, a equipe de Munique atende a cerca de 25.000 solicitações de protótipos por ano e produz cerca de 100.000 peças em seu Rapid Technology Center. O estudo do design e da metodologia são apurados. Para alguns especialistas o BMW migrou de um produto para um conceito de serviço.

Customização

A BMW Motorrad, é a única fabricante que oferece aos seus clientes amplas possibilidades para a configuração individual da motocicleta. Além disso, a empresa, por meio de pesquisas, investiga o que faz parte do sonho impossível do seu consumidor, no campo do conforto, da praticidade e do luxo.

Sustentabilidade

De modo geral, o Grupo segue os preceitos de sustentabilidade e eficiência logística. Embora o primeiro carro elétrico produzido em massa tenha sido o Tesla Roadster, em 2006; a BMW lançou a linha de carros elétricos BMWi em 2013, que a tornou uma empresa altamente reconhecida no segmento. No momento, de acordo com o Yahoo Finance, a BMW é a oitava maior montadora de carros elétricos no mundo. Ademais, a BMW procura obter as fontes mais sustentáveis de lítio e cobalto para seus carros, na Austrália e no Marrocos; de forma a respeitar os aspectos ecológicos, econômicos e sociais.

Social

A BMW oferece à sociedade a oportunidade de conhecer seus cem anos de trajetória, por meio do BMW Welt and Museum. O local é sofisticado, com design futurístico assim como a marca. Os clientes podem entrar nos veículos, e sentir o prazer e o empoderamento de dirigir uma de suas marcas de luxo. Do mesmo modo, é possível ver as maquetes e participar de atividades interativas desenvolvidas para adultos e crianças.

Do ponto de vista interno, a empresa investe na satisfação dos seus colaboradores, tentando promover um espírito de equipe único. Ela emprega, aproximadamente, 118,909 profissionais (2020), e oferece desconto para quem deseja dirigir um dos seus veículos. Em avaliação geral, ela é bem posicionada para os quesitos a) avaliação geral, b) cultura e valores, c) equilíbrio entre vida profissional e pessoal, d) alta administração, e) remuneração e benefícios, f) oportunidades de carreira, g) recomendação a um amigo e h) perspectiva positiva de negócios.

Além de ser uma empresa que olha para o passado e aprende com as experiências passadas, como falado no item Prospectiva Estratégica e foco no cliente, a BMW está sempre estudando as tendências e com o olhar focado no futuro. Desse modo, em sua celebração, a questão era “o que serão os próximos 100 anos?”. Afinal, é agora que já se começa a construir o futuro desejado. E você, está atuando de forma estratégica na sua empresa?

Leia também:

Bitcoin e sustentabilidade

“Um novo mindset para uma moda mais sustentável” foi tema de palestra na Fashion Revolution Week

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol