Dois eternos amigos e uma ponte sobre águas turbulentas…

A sexta playlist da Radio Humanature, “O valor da amizade”, que está no ar aqui no blog, desde o início de fevereiro, apresenta 12 músicas instrumentais que tocam a alma e o coração, incluindo versões de “That’s what friend are for”, “You’ve got a friend”, “With a little help from my friends”, entre outras. A amizade é, ao mesmo tempo, um valor e um sentimento fundamental em nossa vida. Sem ela, não desfrutamos plenamente do nosso lugar no mundo. Um amigo(a) é, representa e apresenta muitas coisas: afinidade, apoio, alegria, fidelidade, confiança, desafios e conflitos. Quando conseguimos balançar tudo isso, conciliando diferenças e divergências, relevando mágoas e decepções, crescemos e aprendemos junto, por todo o resto da vida, valorizando um ao outro.
Uma das músicas da playlist ilustra muito bem esse conceito. “Bridge over troubled water “ foi gravada em 1970, pelos artistas norte-americanos Paul Simon e Art Garfunkel e chegou ao topo das paradas dos Estados Unidos no final de fevereiro do mesmo ano. Paul e Art eram amigos desde a infância: vizinhos do mesmo bairro e colegas da mesma turma no colégio em New York, no final dos anos ‘50 formaram uma dupla musical. Como qualquer outra dupla de amigos, eles passaram por vários conflitos e desentendimentos recíprocos, que, inclusive, os levaram a desfazer a parceria musical, pela primeira vez, em 1965. Entretanto, pouco tempo depois, eles se reconciliaram e chegaram ao ápice do seu sucesso com um álbum que continha músicas como “The sound of silence”, que, também, foi escolhida como trilha sonora do filme “A primeira noite de um homem” (The Graduate). Em 1970, ao gravar o álbum “Bridge over troubled water”, eles se desentenderam novamente, principalmente ao gravar a música título. Paul Simon tinha composto sozinho a música ao piano, especificamente para a interpretação de Art Garfunkel; entretanto, Art não se sentia à vontade para cantá-la sozinho e, com base nos primeiros ensaios, sustentava que Paul iria cantá-la bem melhor. Por fim, Art se convenceu e a música tornou-se um dos maiores sucessos em absoluto da história da música moderna, gerando, também inúmeras versões famosas (entre as quais, destaca-se uma de Elvis Presley, também de 1970). Contudo, o conflito mal resolvido entre os dois artistas levou a uma segunda separação da dupla, e tanto Paul quanto Art enveredaram para bem-sucedidas carreiras solo e novos projetos artísticos, além da música. Nos quarenta anos (de 1970 até 2010) que se seguiram a essa última separação, Art e Paul nunca reformaram oficialmente a dupla, mas retornaram a se apresentar junto em vários shows e outras ocasiões. Emblematicamente, entre 2003 e 2004, os dois se apresentaram pelo mundo inteiro com o tour “Old friends” (velhos amigos), durante o qual cantaram “Bridge over troubled water”, revezando-se no vocal entre um verso e outro da música. O tour obteve estrondoso sucesso e, com isso, reforçou ainda mais uma amizade e uma parceria que resistem a qualquer tipo de adversidade, estendendo-se pelos anos assim como uma “ponte sobre águas turbulentas” (Bridge over troubled waters).

Clique abaixo e assista a uma memorável apresentação da música “Bridge over troubled waters”, por Art Garfunkel e Paul Simon, ao vivo no Madison Square Garden, em New York, em 2009.

E você? Também tem uma amizade desse tipo, turbulenta, mas duradoura? Comente aqui no blog!

Share

Um comentário sobre “Dois eternos amigos e uma ponte sobre águas turbulentas…

  • Caros Adriana e Max,
    O valor da amizade é uma coisa preciosa na vida de cada um de nós. Eu não poderia conceber a minha existência sem verdadeiros amigos. A música que vocês escolheram é muito linda. Fico muito feliz pelo blog, também pelo facto que você e Adriana nos lembram do valor da amizade. Quando leio seus trechos a minha alma s’eleva pelo ceu e penso que o mundo seja mais lindo do que é realmente.
    Daniele (Turim – Italia )

  • Adri,
    Adorei assistir a esse video, muito significativo e intenso. A música retrata tantas coisas boas em nossas vidas, faz-nos sentir o verdadeiro valor de uma amizade. Obrigada por tocar sempre o meu coração. Saudades enormes.
    Duda (Recife)

  • Often I enjoy coming to your blog to listen to the music. I find most of the music you choose is so nice and relaxing. Often I listen to it throughout the day as I am working… I enjoy the style of music although the movie/show themes seem to get old more quickly. Keep up the great work!
    Life & Tech Coach Michael Milette (Ottawa, Canada)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *