O Brasil não é apenas o país do Carnaval… (…e das belas mulheres, do futebol, etc. etc.)

Os resultados de uma recente pesquisa do Serviço Mundial da BBC demonstram que o Brasil está conquistando cada vez mais credibilidade, simpatia e influência junto às demais nações do globo, inclusive em algumas daquelas consideradas entre as mais ricas e poderosas da era atual, tais como EUA, Reino Unido, França, Itália, Japão, Canadá e Austrália. A pesquisa, realizada em 27 países, no período entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, aponta o Brasil como o país com o maior aumento de avaliações positivas, sendo que essas, na comparação com os dados obtidos pela mesma pesquisa entre 2009 e 2010, pularam de uma média de 40% para 49%, enquanto as negativas caíram de 23% para 20%.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, bem como para outros observadores, brasileiros e estrangeiros, a boa imagem do país pode ser atribuída a um conjunto de fatores, entre outros: o bom desempenho da economia, o sucesso das empresas exportadoras, a atuação da diplomacia brasileira e o engajamento de ONGs nacionais nos debates sobre mudanças climáticas globais.

Até recentemente, a imagem do Brasil pelo mundo afora era quase sempre e exclusivamente associada ao Carnaval, às belas mulheres e ao futebol, e até nossa própria indústria do turismo reforçava essa imagem puramente hedonista. A pesquisa da BBC, junto com várias outras recentes reportagens da mídia estrangeira, revela uma nova imagem do Brasil, associada a produção, comércio, trabalho, relações pacíficas e comprometimento com causas de grande importância e interesse global. Neste momento de crise econômica mundial, nós brasileiros(as), agora, além da alegria de viver, geramos a confiança do mundo num futuro melhor para todos.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *