O segundo cérebro

Você já sentiu um frio na barriga antes de subir no palco e se apresentar? Ficou com tanto medo ao precisar tomar uma decisão, que teve cólicas ou até mesmo diarréia? Se sim, você provavelmente estava recebendo sinais do seu cérebro entérico ou cérebro do intestino, uma complexa rede de mais de cem milhões de neurônios, um número superior ao da medula espinhal ou do sistema nervoso periférico. Tecnicamente conhecido como Sistema Nervoso Entérico – SNE, o segundo cérebro consiste em invólucros de neurônios embutidos nas paredes do longo tubo de nosso intestino, ou canal alimentar, que mede cerca de nove metros de ponta a ponta do esôfago ao ânus.

O SNE é responsável pelo controle da digestão e pela comunicação com o cérebro encefálico, nosso velho conhecido. Além das suas funções de processamento da comida que ingerimos, ele vem sendo considerado como aliado para o tratamento de doenças mentais ou do sistema imunológico, e para manutenção do bem-estar. Médicos pesquisadores que se dedicam ao estudos da doença de Parkinson e Alzheimer, transtorno do espectro do autismo – TEA, escleroses, transtorno de ansiedade generalizada – TAG e outras condições neurológicas estão começando a observar essas relações de forma mais aprofundada.

Muitas pessoas afetadas pelo estresse têm problemas intestinais. Eu mesma, quando soube que a minha mãe estava com câncer, em 2020, fui imediatamente afetada por dores gastro-intestinais. Durante muito tempo, eu percebia que ao vivenciar fases mais desafiadoras, o meu intestino travava ou soltava demais. Porém, avançando nos estudos de Neurociências e Neurobiologia, algumas suspeitas viraram constatações, embasadas em pesquisas científicas. A ciência já apresenta evidências sobre diferenças encontradas no microbioma intestinal de pacientes com transtornos mentais, como a depressão, por exemplo. O interessante é que da mesma maneira que uma situação emocional pode desencadear um problema no intestino, um problema no intestino pode gerar ansiedade e estresse. A ligação entre o cérebro e o sistema digestivo é tão intensa que algumas culturas relacionam o intestino com sensações, como a intuição.

No mBraining, estudo que concilia a sabedoria popular com pesquisas cientíticas, esse cérebro é considerado como importante instrumento para a motivação. Seu alinhamento com o cérebro encefálico e com o cardíaco são essenciais para uma vida harmoniosa e saudável.

Leia também:

O coração na Medicina Chinesa e no mBraining

Como alinhar os três cérebros pode reduzir a ansiedade

Como lidar com o estresse e a ansiedade?

Como lidar com as vulnerabilidades, vivendo no exterior?

Como dormir pode te ajudar a resolver problemas? A Neurociência responde.

15 alimentos amigos da sua mente

Neurocoaching para executivos

Neuroplasticidade e Coaching

Share

1 comentário em “O segundo cérebro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol