15 alimentos amigos da sua mente

Você sabe escolher os alimentos mais indicados para impulsionar a sua mente e ativar ainda mais a concentração e a memória?

Tenho apresentado resultados encontrados na Neurociência que indicam que temos três cérebros ao invés de um: na cabeça, no coração e no intestino. Todos eles estão conectados, mas nesse artigo daremos ênfase à conexão intestino e mente. As bactérias no intestino atuam no sistema nervoso central, o que permite a comunicação constante entre o intestino e a cabeça. A cabeça e o intestino também se comunicam através do sistema imunológico, e algumas pessoas têm um desequilíbrio bacteriano que ativa o sistema imunológico e causa inflamação em todo o corpo, inclusive no cérebro da cabeça. Provavelmente nenhuma parte do corpo é mais sensível aos danos causados ​​pelos radicais livres como esse cérebro. Nesse post, vou apresentar algumas dicas, como se fossem uma lista de compras, em ordem alfabética. Adicione estes alimentos à sua dieta diária e você ampliará suas possibilidades de manter uma mente saudável pelo resto da vida.

  1. Abacates, pois reduzem a pressão sanguínea, e, portanto, promove a saúde mental e ajuda a evitar enfermidades cardíacas.
  2. Brócolis, pois contém um número de compostos que têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios poderosos, incluindo vitamina K.
  3. Café, devido à cafeína e antioxidantes, ajuda a aumentar a concentração.
  4. Chá verde, ajuda a prevenir desordens cerebrais. Além disso, a cafeína aumenta o estado de alerta, enquanto seus antioxidantes protegem o cérebro.
  5. Chocolate amargo, pois os flavonóides do chocolate estimulam a produção de óxido nítrico. Estudos sugerem que comer chocolate pode melhorar tanto a memória quanto o humor, pois tem propriedades antioxidantes poderosas, contém vários estimulantes naturais, incluindo a cafeína, que aumentam o foco e a concentração e estimula a produção de endorfinas, que ajuda a melhorar o humor. O chocolate amargo, também, aumenta o metabolismo. O chocolate amargo pode alterar o mecanismo de funcionamento cerebral através do estímulo para a liberação de alguns neurotransmissores (substâncias que transmitem sinais entre as células nervosas, ou neurônios).
  6. Cúrcuma ou açafrão, por seu poder anti-inflamatório e antioxidante, que pode reduzir os sintomas de depressão e a doença de Alzheimer.
  7. Espinafre, pois o ácido fólico ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável, e o magnésio a baixar a pressão arterial.
  8. Laranjas e outros alimentos que são ricos em vitamina C podem ajudar a defender seu cérebro contra danos causados ​​pelos radicais livres.
  9. Mirtilos, pois podem atrasar o envelhecimento do cérebro e melhorar a memória. Os mirtilos ajudam a proteger o cérebro do estresse oxidativo e podem reduzir os efeitos das condições relacionadas à idade, como a doença de Alzheimer ou a demência. Estudos mostraram que dietas ricas em mirtilos melhoraram significativamente a capacidade de aprendizado e as habilidades motoras.
  10. Nozes, pois são fontes de vitamina E, gorduras saudáveis ​​e compostos de plantas. Reduz o declínio cognitivo.
  11. Ovos, pois são uma fonte rica de várias vitaminas B, que são importantes para o bom funcionamento e desenvolvimento do cérebro, bem como para regular o humor.
  12. Peixes ricos em ômega-3, como o salmão, a sardinha natural, pois desempenham um papel importante para melhoria da memória e do humor;
  13. Pipoca, por ser rica em fibras, sais minerais, vitaminas E e do complexo BMelhora o sistema digestivo e intestinal. Contém antioxidante, chamados polifenóis, o que é positivo para o sistema imunológico.
  14. Probióticos, ou seja, bactérias benéficas, como Lactobacilli, Bifidobacteria e Saccharomycetes, que suportam a saúde e a função do corpo, pois o corpo precisa de boas bactérias para ajudar na digestão. Na verdade, eles vivem e protegem o trato digestivo. Suplementos probióticos contêm esses germes saudáveis. Eles também ajudam a controlar o inchaço e inflamação no cérebro, e desse modo, reduzir sintomas de autismo.
  15. Sementes de abóbora, pois são ricas em muitos micronutrientes que são importantes para o funcionamento do cérebro, incluindo cobre, ferro, magnésio e zinco.

Comer muito ou pouco também interfere no foco e na concentração. Uma alimentação muito pesada pode gerar uma sensação de cansaço e poucos nutrientes pode afetar os órgãos e inclusive, adoecer o estômago. Para viver bem é preciso balancear os alimentos, ter mais pausas para se alimentar de forma saudável e com menor quantidade.

A lista de 15 alimentos amigos da sua mente é ainda curta. Temos muito a explorar. Sinta-se livre para incluir novos alimentos e dicas ou receitas que podem ajudar a quem busca potencializar a memória, a concentração, o humor e a viver com mais qualidade.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol