Nova formação profissional: que rumo tomar?

Quando o executivo decide partir para uma especialização, normalmente uma avalanche de questões assolam sua cabeça: 1) curso; 2) universidade; 3) presencial ou à distância; 4) relação custo X benefício; 5) duração. Alguns sentem-se tão perdidos que adiam ou desistem de seus planos na primeira oportunidade.

Sugiro que ao iniciar sua pesquisa, você selecione uma pasta no seu computador e registre os documentos ou links interessantes e estabeleça prazos para suas tarefas; assim você conseguirá atingir seu objetivo com maior rapidez. Quando a informação é armazenada sem organização, acaba sendo perdida e seus sonhos demoram muito mais para se concretizar.

Observe seus próprios sentimentos quando iniciar a pesquisa. O que te desperta maior curiosidade? O que te gera mal estar e vontade de mudar de link? É importante que a busca por opções seja feito com mínimo de um ano de antecedência, principalmente no caso de cursos longos, pois normalmente é necessário enviar pedidos para orientadores; redigir um pré-projeto; pleitear bolsas; enfim “arrumar a mala ou a mochila”.

Share

Um comentário sobre “Nova formação profissional: que rumo tomar?

  • Às vezes penso: “ eu poderia fazer ainda muitas coisas na minha vida mesmo que tenho quase 62 anos; penso que as pessoas não deveriam abandonar a busca de um novo trabalho ou a possibilidade de fazer cursos de especialização” Mas infelizmente, pelo menos aqui na Italia, trabalhar quando estiver aposentado è muito difícil por vários motivos. E então eu me invento coisas de fazer que podem ser úteis apesar da dificuldade de encontrar trabalho: estudar novas línguas, como o português, tocar o violão, aprender poesias, viajar,…. com uma grande diferença respeito a quem deveria fazé-lo por necessidade ….. quer dizer …. eu gosto fazé-lo por meu bem estar. Não endendi nunca as pessoas que renunciam fazer cursos para melhorar o próprio conhecimento e enfrentar a vida numa maneira diferente.
    Daniele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *