Alpha Blondy: mensagens de paz e respeito, da Costa do Marfim para o mundo

Continuando a série de apresentação de “vinhetas culturais” dos adversários do Brasil na Copa do Mundo…

Para representar a cultura da Costa do Marfim, para nós brasileiros, talvez ninguém seja melhor do que Alpha Blondy, cantor de música reggae, que começou a ser conhecido no mundo inteiro cantando no “The Wailers”, a famosa banda de Bob Marley. Ele canta principalmente em dioula (um dos idiomas nativos da Costa do Marfim), francês e inglês, muitas vezes misturando palavras dos três idiomas na mesma canção.

Alpha Blondy foi gerado por mãe muçulmana e pai cristão e criado por uma avó que lhe ensinou a respeitar a todos, independente de classe social, raça e credo. Alpha manifestou essas convicções em várias canções dele, engajando-se politicamente, mas sempre encorajando a paz entre os povos. Foi, inclusive, Embaixador de Paz das Nações Unidas para a Costa do Marfim, contribuindo, com seus esforços, para um acordo de paz em 2007, que encerrou uma guerra civil iniciada seis anos antes.

“Sweet Fanta Diallo” e “Cocody Rock” são apenas algumas das suas canções mais famosas aqui no Brasil. Souroukou logo (Mercado de hienas) é bem menos conhecida, mas igualmente muito significativa pelo ritmo e a letra marcantes. Esta canção apela para o orgulho das pessoas humildes, ressaltando a necessidade de se afirmar e melhorar num mundo dominado por hienas, prontas para devorar os mais fracos e indefesos.
Aprecie, a seguir, a mensagem e o vídeo desta música, legendado em português.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *