Curaçao na Copa do Mundo

Willemstad - Punda

Curaçao ou Curaçau é um país autônomo constituinte do Reino dos Países Baixos, cuja capital é Willemstad.

O local colorido por suas casas em estilo holandês também é multicultural. As pessoas falam holandês, inglês, espanhol, um pouco de português, além do idioma local que é o papiamento, uma mistura interessante destas línguas.

Além da beleza das praias, principalmente pelo encontro do Oceano Atlântico e o mar do Caribe que une diferentes tons de azul, Curaçao tem, nesses dias, uma característica especial: é Copa!

A multiculturalidade é exposta nos carros, geralmente, exibindo nas janelas bandeiras de dois países, principalmente, Brasil e Holanda. As preferências são perceptíveis no vestuário dos torcedores: os holandeses vestem laranja até mesmo nos dias que seus conterrâneos não estão em campo.

A animação é certa. Em todos os bares e restaurantes não tem um, mas vários televisores transmitindo os jogos de futebol. Até mesmo nas praias, as barracas estão preparadas para o espetáculo e, também, para a festa dos torcedores antes, durante e depois dos jogos. A transmissão é feita em holandês e papiamento pelos canais Tele Curaçao e ESPN2. Os brasileiros conseguem compreender a narração realizada em papiamento sem muito esforço.

Assim como no Brasil, a bebida mais pedida é a cerveja que pode ser acompanhada por batata frita ou petiscos mexicanos. Embora o resultado dos jogos seja sempre um mistério, há certeza de alegria e festa.

Kokomo em festa

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *