Fatores climáticos influenciam a inovação

Inovação nas empresasNão basta ter tecnologia, não basta ter salas espaçosas, não basta ter pessoas competentes. Para gerar ou introduzir novos produtos, incrementar processos ou quebrar paradigmas é preciso comprometimento da alta gerência em oferecer um espaço cômodo, capacitação de equipes; mas sobretudo um clima que ao invés de reprimir a inovação a partir de relacionamentos hierárquicos muito restritivos, instrumentos de trabalho limitados e pouca credibilidade nas competências internas; saiba promovê-la.

Como?

  • A confiança é um grande fator motivacional. As pessoas têm maior facilidade de inovar se elas percebem que os superiores são transparentes.
  • A ampliação do debate, que embora em equipes heterogêneas possa retardar as decisões, ele também estimula a visão do todo e a formulação de novas idéias e soluções.
  • Correr riscos, embora calculados, mas sair da zona de conforto.
  • Autonomia para definir como atuar, como priorizar as atividades diárias e com quem compartilhar informação.

São muitos os fatores climáticos que influenciam a inovação. Na sua empresa os resultados da Pesquisa de Clima são observados? Há investimento em promover um clima organizacional favorável à inovação? A atitude proativa é valorizada e recompensada ou temida?

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *