O que é mindfulness?

Mindfulness ou atenção plena é a capacidade humana básica de estar totalmente presente. Isso significa estar ciente de onde estamos e do que estamos fazendo, e não excessivamente reativo, oprimido ou ansioso pelo que está acontecendo ao nosso redor. Nesse estado, você não se preocupa com os vários projetos que tem para fazer e nem fica ansioso com os prazos. Na verdade, você irá se ocupar com atenção plena de cada momento, como o planejamento das tarefas ou a elaboração de uma apresentação. Enquanto você estiver dedicado a uma tarefa, você não se deixa perturbar por múltiplas inquietações que podem surgir na sua mente. Você se foca. Quando você pratica o mindfulness, você está utilizando abordagens já famosas. A minha mãe que sempre foi uma estudiosa das religiões e filosofias, comentava sobre o viver “aqui e agora”, para uma vida feliz e plena, como uma das sugestões de Bhagwan Shree Rajneesh, imortalizado como Osho (1931 – 1990).

Diante da pandemia do Covid-19 e da exigência de adaptação rápida por parte de todos, tenho comentado sobre o que é o mindfulness, que é usado incorretamente por algumas pessoas que confundem com meditação ou com mindset, que é atitude mental.

Veja o vídeo que gravei essa semana, no qual abordo esse tema no meu IGTV e outro no Youtube, gravado no Japão. Clique nos links para assistir. Depois me conta o que achou e como foi a experiência de ampliar o seu estado de presença em tudo que está fazendo. Estabeleça, por exemplo, o seu momento de brincar com os filhos e ofereça a eles um tempo de qualidade, de intensidade. Faça o mesmo quando for se concentrar em um relatório do trabalho. Assim, a vida fica mais leve.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *