Não destrua um coração

Ninguém gosta de ter um coração destruído por um amor não correspondido ou por uma relação que se acabou. A verdade é que muitas pessoas ainda sonham com um amor romântico. Caminhar de mãos dadas, brindes ao luar, uma noite cheia de paixão, um cinema com pipoca.

O coração, como um dos nossos cérebros segundo o mBraining, e considerado um órgão vital pela Medicina Chinesa, é um órgão que guarda as nossas memórias. Prova disso é que vários estudos já confirmam mudanças de personalidade em pessoas que passaram por um transplante e receberam um novo coração cheio de outras memórias.

Embora nem todo mundo saiba, as células do coração possuem quatro tipos de memórias: 1) epigenética, 2) memória DNA, 3) memória RNA e 4) memória proteína. Essa memória celular é capaz de armazenar crenças, valores, costumes, preferências e, aparentemente, até detalhes muito específicos de experiências traumáticas.

Nessa perspectiva, a sensação de amar e ser amado faz bem, e o trauma de um abuso sexual, por exemplo, faz mal e exige um trabalho intensivo para harmonizar a vítima desse sofrimento. Muitas pessoas chegam a relatar a dor física no coração, causada pela perda de um ente querido, um diagnóstico doloroso, ou até mesmo por assédio moral. Há pesquisas que confirmam a relação entre o estresse e sofrimentos emocionais. Isso porque o cérebro do coração e o cérebro encefálico se comunicam.

Cuidar do coração é essencial e todos sabem disso. No entanto, uma curiosidade é que os médicos cardiologistas e os neurologistas apresentam, exatamente, as mesmas recomendações. Elas são, aparentemente simples, mas nem todos conseguem incluí-las em suas rotinas. Falarei mais disso em outro artigo. No entanto, no meu papel de NeuroCoach preciso ressaltar que deve fazer parte do trabalho de coaching, o cuidado com esse órgão.

Como o Coach pode ajudar um cliente a restabelecer uma boa conexão com o coração?

O coach pode ajudar o coachee de diversos modos. Citarei cinco exemplos.

  1. Perguntas poderosas e que inspirem o coachee a se relacionar intimamente com as suas memórias positivas.
  2. Ancoragem, ou seja, ajudar que o coachee relembre um momento feliz ou bem-sucedido no passado para que ele consiga repetir o mesmo resultado em situação futura.
  3. Alinhamento entre os três cérebros.
  4. Resgate de memórias de um elevado grau de felicidade.
  5. Criação de novas memórias dirigidas por exercícios específicos.

Para quem não pode se permitir um serviço de acompanhamento profissional de um Coaching, mas precisa fortalecer o coração afetado por memórias destrutivas, é possível fazer algumas ações paliativas sozinho. Deixo aqui alguns exemplos, como meditação guiada, conversa entre amigos, leitura de textos edificantes, passeio para lugares bonitos, encontros com pessoas alto-astral, dança, etc. Ainda que essas práticas não orientadas por um profissional possam demorar mais para surtir efeito, elas darão conforto.

Por que cuidar do coração é importante?

Como abordei no artigo O coração na Medicina Chinesa e no mBraining, o coração é o órgão mais importante do corpo humano. Além disso, todas as funções mentais superiores, como consciência e pensamento, dependem do funcionamento normal do coração. O coração, além do cérebro entérico, é motivador pelo propósito.

Se você já sentiu uma felicidade genuína, sabe que essa sensação fez você conquistar seus objetivos com mais facilidade. Se já precisou de cuidar de um ente querido em sofrimento, também sabe o que é sentir cansaço, somado ao estímulo de apoiar e encorajar seu amado a se sentir estimulado.

Hoje em dia, muitas pessoas são tão generosas que pretendem doar seus órgãos após o falecimento. Assim sendo, você tem mais um motivo para cuidar de si, registrar ótimas memórias, oferecer aos outros vibrações positivas, espalhar amor e boas recordações.

Se precisar de apoio, entre em contato pelo e-mail coaching@adrianalombardo.com

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol