Dom Bosco: o santo dos sonhos proféticos que levou o amor para o sistema educacional

O padre italiano San Giovanni Bosco, conhecido no Brasil como Dom Bosco, ficou conhecido principalmente por seu sonho profético, em agosto de 1883. Ele contou que enquanto dormia percorreu terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, contemplando povos e riquezas. No entanto, ao chegar à região entre os paralelos 15° e 20°, encontrou um local, onde, nas palavras de um anjo que o acompanhava em sua visão, apareceria “a terra prometida”.

O sonho do santo nascido em Castelnuovo, fundador da Congregação dos Salesianos, foi descrito por seu assistente, o padre Lemoyne, no livro “Memórias Biográficas de São João Bosco”.

“Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: -Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”

Ermida Dom Bosco, em Brasília

Embora esse sonho tenha sido importante para a construção de Brasília, não foi o primeiro nem o último sonho desse santo, que ficou órfão de pai com apenas dois anos de idade. Aos nove anos, ele sonhou que uma multidão de crianças muito pobres discutiam e ofendiam umas às outras. Quando, de repente, um homem de aparência majestosa surgiu e lhe disse: “Com mansidão e caridade, você ganhará esses seus amigos“. Os meninos, então, transformaram-se em animais selvagens. Mais uma vez o homem disse ao pequeno Giovanni que o campo era o trabalho da sua vida e que uma vez que ele mudasse e crescesse em humildade e fidelidade, ele veria uma mudança nas crianças, uma mudança que o homem mostrou mais tarde no sonho. De repente, os animais selvagens se transformaram em cordeiros gentis. Ainda no sonho, uma senhora igualmente majestosa apareceu e disse: “Seja humilde, forte e robusto. Na hora certa você vai entender tudo” ( Istituzioni Salesiane di Educazione Superiore).

De fato, foi com uma proposta de amor e caridade no trabalho sacerdotal com os jovens que Dom Bosco cumpriu sua missão e se santificou. Em 1826, Bosco fez a sua primeira comunhão. Aos dezesseis anos passou a frequentar a escola de Castelnuovo D’Asti. Em 30 de outubro de 1835, quando completou vinte anos, ingressou no Seminário de Chieri. Foi ordenado sacerdote aos 26 anos de idade, em 5 de junho de 1841, pelo bispo Luigi Fransoni, em Turim. Criou a Família Salesiana em 1859 e o Sistema Preventivo, em1877, dando três pilares essenciais para a educação – Razão, Religião e Bondade. Ele dizia que

“Os jovens não são educados se não são amados. Ame as coisas que os jovens amam e os jovens amarão as coisas que os educadores amam”.

Dom Bosco

Dom Bosco é o padroeiro da capital do Brasil e a Rede Salesiana de Escolas -RSE– é a maior rede católica de escolas do país. A Família Salesiana atua no mercado educacional brasileiro há mais de 120 anos, tem por volta de 100 escolas e atende cerca de 60 mil jovens e crianças.

A Ermida Dom Bosco foi uma das primeiras construções em Brasília e é considerado um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. O Colle Don Bosco, na Itália, onde está a igreja, o museu, e a casa onde ele viveu é um local de estudo, de contemplação, de relaxamento e de peregrinação com foco em uma maior conexão espiritual.

Colle Don Bosco, Itália

Você já conhecia a história do padroeiro de Brasília? Quer saber mais sobre esse Santo? Acompanhe os novos posts que contarei um pouco mais sobre a sua história e os valores de inclusão deixados por ele até os tempos modernos.

Quer ter acesso a mais materiais que possam ser úteis a você como pai, cuidador, educador ou coach? Acesse os estudos abaixo em italiano.

Corso: Sistema Preventivo di don Bosco e le attualizzazioni per l’oggi

Sistema Preventivo di don Bosco

Colle Don Bosco, Itália

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol