Como ser reconhecido e procurado como especialista

Se você é consultor, coach, treinador, professor ou outro profissional cujo produto é o seu conhecimento; o seu sucesso no mercado se sustenta em dois pilares: seu nível de autoridade na sua área e a percepção que os outros têm dele. Em outras palavras: seu conhecimento e seu marketing.

A indicação, o boca a boca, é o melhor marketing que existe e recomendo que atendam seus clientes de tal forma que eles o indiquem para outros possíveis clientes. Porém, principalmente no início, a indicação normalmente não é suficiente para gerar um bom volume de serviço e rendimento. Então você precisa encarar a árdua atividade de bater às portas, criar um site e atrair visitantes, anunciar, etc. Há muitos artigos e livros a respeito disso, cheios de informações úteis, mas existe um ponto crucial que quase nenhum deles aborda.

Para chegar a este ponto gostaria de fazer duas perguntas:

  • Quem é uma grande referência de conhecimento na sua área?
  • Como você o conheceu?

Independente da área, é grande a chance de ser o autor de um ou mais livros e que prospera com seus serviços de consultoria, coaching, palestras, treinamentos ou outro. O livro pelo qual ele ou ela é conhecido também pode gerar uma renda boa, mas é mais uma ferramenta de marketing dos seus serviços do que qualquer outra coisa. Ser autor eleva sua autoridade.

No passado, sem dúvida era um desafio enorme se tornar autor e ter seu livro à venda nas maiores livrarias. Precisava passar pela seleção das editoras e das livrarias e apenas uma pequena porcentagem chegava às prateleiras. E mesmo sabendo desta pequena chance, você tinha que dedicar bastante tempo para criar o livro. Hoje em dia, ser autor ficou mais fácil.

Os ebooks (livros digitais) podem ser baixados e lidos em laptops, smartphones ou tablets e estão ficando cada vez mais populares entre os leitores, além de gerar benefícios inéditos para seus autores. Na Amazon.com, a maior livraria online do mundo, os ebooks estão vendendo cada vez mais e a grande maioria dos novos títulos pode ser comprada como livro físico ou digital. Há um número crescente de autores que escolhe publicar seus livros somente na versão digital, oferecendo títulos de 40 a 70 páginas para públicos específicos, focando nos leitores ocupados que querem informações práticas e condensadas. O melhor de tudo é que publicar um livro digital não requer editora nem investimento financeiro e não precisa passar por nenhuma seleção para entrar no estoque da Amazon, por exemplo. Você pode fazer o upload do livro em livrarias online sem muita burocracia e ainda receberá uma boa porcentagem, em torno de 70%, com a receita do seu livro.

Claro que para escrever um livro que seja útil para seu público alvo, você terá que se esforçar para estruturar seu conhecimento, pesquisar e procurar referências, escrever e revisar até chegar a um livro do qual tenha orgulho de dizer que é seu. Isto requer investimento do seu tempo, inteligência, criatividade, vontade e persistência. E então terá que fazer o marketing para que seu livro seja conhecido, com ou sem apoio de outros profissionais. Independente do número de cópias que vender, você poderá mencionar na página principal do seu site e outros meios de marketing que você é autor de um livro na área, fortalecendo cada vez mais os dois pilares do seu sucesso.

Este artigo foi escrito por Luca Merlini, Coach de vida em Campinas, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e atende pessoas que querem despertar o seu potencial ao máximo para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *