Revistas acadêmicas na área internacional

Cada vez mais a linha separatória entre executivos e acadêmicos vai se tornando tênue, principalmente no que diz respeito às áreas de Administração de Empresas e Relações Internacionais.

A busca por aperfeiçoamento acaba esbarrando nas especializações que anos atrás eram consideradas exclusivas para professores ou profissionais que gostariam de seguir ou orientar suas carreiras para a área acadêmica. Administradores e gestores, normalmente, recorriam aos cursos profissionalizantes ou aos MBAs. Hoje, muitas empresas contam em seu quadro funcional com diversos mestres e doutores.

No entanto, ainda é bastante desafiador para os executivos entenderem sobre as exigências do ambiente universitário e identificar as revistas nas quais pode publicar, inclusive estudos de casos. São várias as alternativas, das mais diversas áreas, tanto no Brasil como no exterior. As normas para publicação variam conforme o conselho editorial. Após a submissão de um artigo, ele pode ser aprovado, receber sugestões para alteração ou devolvido, porque não está bem redigido, por não ter o aprofundamento necessário ou por não estar coerente com a linha da Revista.

A fim de facilitar a busca por aqueles que têm interesse em pesquisas interdisciplinares com enfoque internacional, selecionei algumas alternativas no Brasil. Apresento abaixo, por ordem alfabética:

Cadernos de Ciência & Tecnologia – é uma publicação interdisciplinar quadrimestral, editada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. A revista tem como objetivo fomentar a reflexão e o debate, a partir de textos que analisam criticamente as questões tecnológicas e socioeconômicas ligadas ao desenvolvimento rural.

Estudos Internacionais – é uma publicação com periodicidade continuada, destinada à investigação, o estudo e a promoção do debate sobre as grandes questões internacionais nas suas várias manifestações – política, econômica, cultural e societária.

Os Desafios do Desenvolvimento – é uma publicação trimestral do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea.

Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI) – fundada em 1958 no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, é uma publicação bianual, com foco em examinar a área de relações internacionais de forma aprofundada e em diferentes perspectivas.

Revista Crítica de Ciências Sociais– é uma publicação quadrimestral, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, cujo foco é apresentar resultados de investigação avançada e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades.

Revista Eletrônica: Tempo – Técnica – Território – tem como missão divulgar conhecimentos, pesquisas e tecnologias relacionados com as Ciências Humanas e Tecnológicas particularmente a Geografia e a Cartografia, estimulando a troca, difusão do conhecimento e o debate entre estudiosos.

Revista USP – é uma publicação trimestral, cuja finalidade é publicar artigos sobre Ciências e Humanidades, divulgando, de modo geral, a Cultura.

Para consultar a classificação de cada uma delas pode-se pesquisar no Sistema Webqualis, do Portal Capes. Clique no link: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam

Agradeço se você puder acrescentar seus comentárias sobre as experiências adquiridas com publicações e indicar outras Revistas a essa listagem.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *