Leitura de “La Ciociara” na Embaixada da Itália

Na quarta-feira, 16 de maio, acontece o próximo “Il Piacere di Leggere in Italiano”, evento cultural promovido pela Embaixada da Itália. O evento acontece no salão da Embaixada, pontualmente, às 18h30 e é aberto ao público. Chegue mais cedo para se registrar na recepção da Embaixada. É um momento de abraçar a cultura italiana: ouvir a leitura realizada de obras contemporâneas de escritores renomados italianos, e escutar as músicas orquestradas pelo grupo de musicistas Brasília Cello Academia. Na oportunidade, farei a leitura de um trecho da obra “La Ciociara”.

La Ciociara (1957), editado pela Bompiani, é uma das mais antigas e importantes obras do escritor Alberto Moravia. Conta a história de Cesira, uma camponesa ciociara que morava em Roma com sua filha Rosetta, mas durante o período da Segunda Guerra Mundial, e a ocupação de Roma pelas tropas nazistas, busca refúgio nas montanhas da Ciociaria. A difícil experiência de estarem longe de casa, vivendo de uma forma muito simples, em um período de elevado sofrimento na Itália, faz ambas viajarem por dores profundas: a escassez, a perda da inocência, um estupro, o sentimento de vivenciar a violência da guerra, a sensação de perda de esperança. Nesse romance, Moravia oferece um retrato íntimo da angústia e destruição do campo de batalha, enquanto mostra uma história de amor entre mãe e filha.

O romance ganhou em 1960 uma versão cinematográfica, Duas Mulheres, dirigida por Vittorio De Sica. É famosa a interpretação de Sophia Loren, que ganhou, no papel de Cesira, seu primeiro Oscar como melhor atriz.

Ler, assistir filmes, visitar exposições nos ajuda a conhecer outras culturas, a entender como pessoas de outros países percebem o mundo. No exercício do meu trabalho como coach transcultural, preciso, muitas vezes, me transportar para outros mundos, realidades, e ter informação suficiente para ajudar os meus coachees a vivenciarem seus processos de adaptação cultural.

Se você é italiano, se gosta de cultura italiana, de literatura ou de “viajar” por outros espaços culturais, convido- o para participar do evento, que contará, ao final, com um delicioso momento de celebração e confraternização com todos os presentes.

Share

1 ideia sobre “Leitura de “La Ciociara” na Embaixada da Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol