Mindfulness: atenção plena. Como esse estado pode te ajudar?

Mindfulness: foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado.

Em Coaching sempre trabalhamos na perspectiva do futuro desejado e das mudanças necessárias para o alcance das metas. É preciso que o profissional coach realize várias perguntas para entender o que o coachee, realmente, quer. Muitas vezes, nem ele mesmo sabe. Ele pode ter buscado o coach por uma inquietação íntima, mas sem dignosticar com exatidão os seus incômodos.

Para que o coaching seja efetivo recorremos ao “estado de presença” fundamental tanto no coach como no coachee. O coach precisa observar as falas explícitas, mas também a comunicação não-verbal, e até a respiração do seu coachee. Por outro lado, o cliente precisa se focar, afinal com a cabeça flutuando em várias direções é difícil alcançar algumas respostas. Mas, estabelecendo uma conexão mais profunda consigo mesmo, as respostas chegam e são debatidas com mais facilidade e profundidade. Ocorre um esvaziar-se de vários ruídos internos, conflitos, crenças limitantes…

No vídeo que gravei em Quioto, no Japão, abordo esse tema.

Share

1 comentário em “Mindfulness: atenção plena. Como esse estado pode te ajudar?

  • O autoconhecimento é fundamental! Incrível como pode ser difícil alcançá-lo sem ajuda, porque olhar para dentro de si mesmo não é tão simples como se olhar no espelho. O espelho reflete somente o nosso físico, e mesmo assim pode mostrar imagens diferentes, dependendo do ângulo em que nos posicionamos. Já o autoconhecimento passa pela autocrítica e pela auto-estima, que podem dificultar e distorcer a visão de nós mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *