Expatriação: o que é importante avaliar antes de mudar para o exterior

Escolher o país onde você pretende viver exige muito autoconhecimento e disciplina. Se você já passou por essa experiência, deve se recordar como esse processo foi desafiador. Do mesmo modo, quando um executivo é convidado a assumir uma vaga internacional em um país onde não planejou viver, normalmente, ele também analisa algumas questões antes de aceitar ou recusar a proposta. 

Fiz o questionamento O que é importante avaliar ANTES de se mudar para o exterior?, recentemente, em uma postagem no Instagram. As respostas nos comentários trouxeram reflexões importantes. Vários citaram a necessidade de coletar informações prévias sobre a cultura, o idioma, e os hábitos no potencial destino; fazer estudo de campo; calibrar as expectativas para não se frustrar; e procurar profissionais especialistas que apoiam na preparação para a mudança e adaptação. Outro dado relevante apontado por uma expatriada é ter um planejamento financeiro. A mineira @crisviriato, que vive na Dinamarca, sugeriu que você tenha uma reserva financeira para se manter no país por um tempo até conseguir trabalho. Outra expatriada na Europa, a Ana @nacroacia, que vive na Croácia há seis anos, apontou o clima no país como uma das questões mais relevantes para ela que não suporta o frio por muito tempo. Natália, do perfil @professoraviajante falou de segurança e qualidade de vida, como algo essencial em sua tomada de decisão. Algumas pessoas, também, acrescentaram questões ligadas aos choques culturais que elas viveram e indicaram essa experiência, que já apresentamos aqui no blog e também no Youtube e seminários online, como impactante em suas vidas. A nordestina Tatiana @tatinaslovakia que levantou o problema emocional capturou a atenção de outros perfis, que concordaram com ela, reforçando a ideia que muitos sonham em viver no exterior, mas que, na realidade, são vários os desafios que cada um enfrenta.

No Coaching Transcultural ajudamos nesse processo de autoconhecimento e enriquecimento cultural. Conseguimos dar o “match” tão necessário para essa relação funcionar. Você conhece essa abordagem? Conta para mim as suas experiências nos comentários. Com base, nas respostas de brasileiros que refletiram sobre essa questão – O que é importante avaliar ANTES de se mudar para o exterior? – o que você diria?

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

العربيةEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語Basa JawaPortuguêsРусскийEspañol