A automação robótica, com fins de realizar tarefas que geralmente são feitas por pessoas, é uma tendência definitiva nos países desenvolvidos. Na Itália, por exemplo, não existe o profissional que pesa as verduras e frutas nos supermecados. Além disso, as empresas têm reduzido o número de caixas e ampliado uma área, onde os consumidores podem passar suas próprias compras de forma independente. Nos postos de gasolina, o preço para abastecer os automóveis com a ajuda de um funcionário é mais elevado do que se o próprio motorista fizer esse serviço. Não obstante, muitos postos não disponibilizam funcionários, Aos domingos e feriados, a única opção é saber fazer uso da automação e se tornar cada vez mais uma pessoa autônoma.
Grandes lojas como a sueca Ikea contam com um vasto pátio de paletes, onde os consumidores procuram seus móveis por meio de um número identificador e, geralmente, levam para casa os itens e devem fazer a montagem sozinhos, utilizando um manual orientador. Em alguns casos ainda é possível pagar adicional para o serviço de montagem.
Pessoas provenientes de países onde a automação não é comum, onde se pode contar sempre com a ajuda de profissionais de apoio, costumam passar por uma série de dificuldades diante do desafio de ter que lidar com essas situações. A sensação de tensão se agrava ainda mais quando o expatriado não é familiarizado com o idioma do país, embora na maioria das empresas automatizadas não existe orientação de como fazer nem mesmo no idioma local, e o que pode parecer intuitivo não é.
Você já se deparou com essa dificuldade?! Quando cheguei na Itália, após as minhas experiências prévias na Indonésia, no Brasil e na Jamaica, desenvolver todas essas novas competências foi um processo desafiador. Ainda não me sinto hábil para resolver todos os problemas, e nesse caso, devo ter a humildade de pedir ajuda e também de aprender a lidar com as minhas próprias frustrações. Para isso, faço uso do autocoaching. Se você precisar de ajuda para se fortalecer emocionalmente para vencer os desafios de uma nova vida no exterior, entre em contato. O Programa de Coaching e Mentoria Transcultural foi desenhado com muito critério para ajudar expatriados a terem o mundo em suas mãos.