Congruência

É muito mais comum do que se pensa ver pessoas pregando aquilo que elas mesmas não praticam. Conheço uma soma significativa de profissionais do tipo “façam o que digo, mas não façam o que eu faço”. É o arquiteto com o próprio negócio descuidado; o ecologista que esquece as luzes acesas por toda a casa; o professor que grita com os alunos; o especialista em finanças que vive endividado… As pessoas têm-se mostrado muito mais preocupadas em fazer seu próprio marketing que esquecem de competir consigo mesmas, de ser cada dia melhores profissionais do que foram na véspera. A aposta não deve ser com o colega de trabalho ou com o concorrente da porta ao lado, a competição deve ser com o você mesmo que foi se desmotivando, que foi perdendo o idealismo ou que foi deixando de buscar o próprio sentido da profissão ou do caminho que escolheu. Para vencer nessa prova é só buscar a congruência entre o que você pensa, diz, sente e faz.

Share

0 comentário em “Congruência

  • Eu tambèm conheço muitas pessoas que prefiram falar do que os outros devem fazer, em vez de pensar em coisas coerentes que eles mesmos deveriam fazer. É muito mais fácil falar em vez de agir; falar não comporta responsabilidade, e as pessoas muitas vezes esquecem o que os outros dizem. O que se faz, pelo contrário, grava na nossa memória: isto se chama “testemunho”. As crianças, de maneira especial, lembram tudo o que as pessoas dizem e não fazem. Felicitações pelo lindíssimo blog e pelos temas tratados.
    Daniele ( Turim – Italia )

  • Adriana, a minha congruência(nome lindo) deve estar por aí…. seria como buscar o caminho do meio, o equilíbrio, mas é muito mais fácil, culpar o sistema, o governo, o chefe, o marido…..ser o exemplo de tudo aquilo que a gente discursa, êta nóis, é difícil, estou tentando.
    E acho que você vai me ajuar a encontrar o caminho certo. Porque eu já dei o primeiro passo, estou procurando. Certamente vou achar. bjos. no coração.
    Lêda Dal

  • Dri,
    Esta é a minha busca neste momento … congruência … encontrar a minha essência e traduzir a minha missão em ação.
    Este é o aprendizado que busco. Neste momento tão importante encontrei uma amiga tão especial. Uma inspiração!
    Beijos,

    Héden

  • Adriana,
    Congruência…Coerência…Amor.
    Uma das muitas metas nesse caminho é de não ocupar minha vida ou minha mente com tentativas de mudar o outro. Quero apenas aceitá-lo e amá-lo, com todos seus defeitos e qualidades. Aprender a ser mais tolerante comigo mesma, aí está a congruência, afinal se quero ser mais paciente com o outro preciso exercitar o meu amor comigo mesma.
    Adorei seu blog, agradeço pela oportunidade de aprendizado.

  • Adriana,
    Congruência…A pergunta é: O que é mais fácil: viver sempre interprentando com a “máscara” ou agir com coerência? Não é fácil buscar a harmonia consigo mesmo e nem tampouco em grupo.
    Agradeço de coração a oportunidade de lhe conhecer e ter a oportunidade de resgatar o meu “eu”.
    Beijos,
    Djailson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *