Julia Child: uma fonte inesgotável de receitas culinárias e de vida

Julia Child

Estudando coaching, aprendemos que em nossas vidas pode existir um “coach invisível”. Essa pessoa, normalmente, é alguém próximo; que lhe queira bem e saiba fazer perguntas provocativas, estimulando respostas preciosas; uma pessoa que acredite em suas verdadeiras potencialidades e seja capaz de incentivá-lo a buscar aquilo que represente o sucesso para você.

Em 1948, quando a norte-americana Julia Carolyn McWilliams Child mudou-se para França, depois de trabalhar por muitos anos como funcionária pública nos Estados Unidos, logo sentiu a necessidade de preencher seu tempo fazendo alguma coisa apaixonante. Ao buscar sua nova ocupação, ela pode contar com o apoio de um coach invisível, seu marido Paul Child, diplomata na embaixada americana em Paris. A partir de suas próprias inquietações e do estímulo precioso de Paul, Julia encontrou várias respostas e determinação em si mesma para tentar novas experiências de vida. Formou-se em culinária na famosa escola francesa Cordon Bleu, apesar de ser constantemente desestimulada pela diretora; em seguida, fundou a escola de culinária L’Ecole de Trois Gourmandes e redigiu seu primeiro livro “Mastering the Art of French Cooking” (= Dominando a Arte da Culinária Francesa), que logo se tornou um best-seller mundial. No auge de sua carreira, popularizou a gastronomia francesa apresentando seu programa na TV americana ABC, tornando-se, ela também, uma coach invisível para vários telespectadores, repetindo constantemente em seus programas que todos são capazes de fazer um prato delicioso, se houver dedicação ao aprender como se faz. Assim, além de ser uma renomada chef, Julia Child foi fonte de estímulo para que muitas pessoas passassem a acreditar mais em si mesmas, mudando o rumo de suas próprias vidas.

Em 2002, a partir do exemplo de Julia Child, Julie Powell, também norte-americana, fez a transição de um trabalho de atendimento em um call center para a muito mais gratificante e desafiadora carreira de blogueira e, em seguida, escritora de livros. Tudo começou quando, ao buscar novos estímulos para sua vida monótona, Julie decidiu cozinhar na sua casa as 524 receitas do livro de Julia Child em 365 dias e, além disso, relatar diariamente seus desafios de aprendiz para o mundo inteiro, por meio de um blog especificamente criado para registrar a experiência.

A história de vida dessas duas mulheres inspiradoras é muito bem retratada no filme “Julie & Julia”, estrelado por Amy Adams e Meryl Streep, em 2009.

Em 15 de agosto, Julia Child completaria 100 anos de idade, mas continua viva sendo a coach invisível que inspira milhares de pessoas não somente nos Estados Unidos e na França, mas no mundo todo.

Share

4 comentários em “Julia Child: uma fonte inesgotável de receitas culinárias e de vida

  • Muito bom mesmo o filme. Além de acontecer em Paris, grande parte dele, a gente gosta se sente em casa, eu tbem vi o tanto que a Julie se parecia com v/c e aquele casal . A perseverança, que sempre foi a sua palavra chave.
    Um filme leve, bem do tipo que gosto e ainda exaltando celebridades que transformaram suas vidas. Belo exemplo.

    • Fico feliz que você tenha gostado da mensagem do filme, uma história real e tão estimulante. Parou para observar quais são seus coaches invisíveis? Pensou sobre algo que tem talento e gostaria de fazer ou compartilhar com as pessoas? Tenho acompanhado o desenvolvimento do seu trabalho artístico com tartarugas. Parabéns!

  • Adriana, gostei muito do post sobre uma história verídica. É motivador e prático.
    Em relação ao coaching invisível, fiquei refletindo sobre sua fala em nosso último encontro sobre a minha habilidade de autocoaching que após nossos encontros já estava bem desenvolvida. Gostei do seu feedback. Agora fiquei estimulada a aplicar o coaching imvisível no meu trabalho. Ali eatá uma guerra de egos, pessoas vaidosas, centradas só nelas mesmas. Você acha que eu consigo?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *