O modelo de cinco fatores da personalidade é uma organização hierárquica de traços de personalidade em termos de cinco dimensões básicas:
- Abertura à Experiências (Openness);
- Conscienciosidade (Conscientiousness);
- Extroversão (Extraversion);
- Agradabilidade (Agreeableness);
- Neuroticismo (Neuroticism).
De maneira muito simplificada, a abertura à experiências inclui curiosidade e criatividade; conscienciosidade envolve planejamento e organização; extroversão envolve sociabilidade; agradabilidade envolve bondade, compaixão, cooperação; e neuroticismo geralmente envolve centramento e equilíbrio. Desse grupo, a extroversão e a introversão podem apenas apontar para algumas facilidades na carreira, mas não indica que uma seja melhor do que a outra. São acessíveis vários testes, inclusive online, para orientar em que posição as pessoas estão no momento.
Sendo a personalidade o temperamento modificado por eventos subsequentes da vida, isso significa que um individuo pode diante de fases ou ambientes diferentes apresentar-se com uma característica diversa. Na perspectiva do Coaching Transcultural, a colocação de Hannah Arendt reafirma esse ponto.
“Amar a vida é fácil quando você está no exterior, onde ninguém segura sua vida em suas mãos sozinho. Você é mais senhor de si mesmo do que em qualquer outro momento”.
A provocação que faço aqui é também sobre o quanto nos deixamos influenciar ou até mesmo manipular pelas pessoas ao nosso redor, na tentativa de agradar os outros. Em alguns momentos torna-se fundamental fazer uma viagem para dentro de si mesmo, reavivar memórias do passado e tentar resgatar a própria identidade perdida ou ofuscada pelo desejo de agradar aos outros ou pela importância em ser parte de um grupo.
Tendo em vista que o ambiente no qual o indivíduo se insere e que a comunidade na qual convive irá abrilhantar ou ofuscar aspectos importantes de sua identidade, antes das mudanças para o exterior também é importante que o Coach ou Mentor de apoio estude conjuntamente com o seu cliente como uma determinada cultura poderá ajudá-lo a se destacar de maneira plena, consciente, e despertando o seu ser criativo.
Thank you for sharing your wisdom and knowledge with the world. Your blog is truly inspiring.