Questionamento poderoso em coaching

O questionamento ou o autoquestionamento são maneiras eficientes de nos gerar reflexões e, consequentemente, respostas às nossas indagações.

A arte de fazer perguntas já era utilizada por Sócrates e tem sido exaustivamente utilizada em coaching.

A International Coach Federation – ICF estabelece entre as “11 competências essenciais do coach“, o questionamento poderoso, que consiste na capacidade de formular perguntas que revelam a informação necessária para o máximo benefício do cliente em seu processo de coaching.

Várias escolas fornecem e/ou sugerem algumas questões consideradas “poderosas” para ajudar o coach profissional, principalmente em suas primeiras experiências, porque depois de algum tempo, a prática de coaching amplia as competências do coach e ele mesmo passa a formular as questões de maneira mais espontânea.

Um processo similar, normalmente, ocorre com o cliente de coaching, o coachee: depois de ser por várias vezes questionado e provocado a ampliar sua visão de mundo, ele começa a fazer seu autoquestionamento e até mesmo um autocoaching, o que o empodera a fazer suas próprias escolhas, sem a dependência de um profissional para apoiá-lo. A relação com o coach pode perdurar anos, o vínculo pode durar toda uma vida, mas o coachee tem garantida sua autonomia na decisão, desde o primeiro encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *