Como cobrar a sessão de coaching?

Vários profissionais tornam-se coaches e depois se deparam com várias dificuldades, entre elas “como cobrar” pelo serviço. Ciente dessa dificuldade comum para vários colegas que estão ingressando nessa atividade e atendendo aos pedidos de alguns deles, resolvi apresentar as formas utilizadas por mim e por outros master coaches.

De modo geral, a maioria dos coaches cobra um valor fixo por sessão, assim como fazem os médicos e psicólogos, e o pagamento é realizado seja no início ou no final de cada encontro. Há, também, quem ofereça a opção de pagamento para um pacote de dez encontros, recebe o valor total antecipadamente e oferece um desconto, o qual varia entre 5% e 10%. Outra modalidade, entre as mais conhecidas, é estabelecer, como nas academias de ginástica, um valor fixo por mês, referente a uma, duas horas por semana ou agenda livre, ou seja o cliente marca a consulta sempre que precisar dentro daquele mês.

É importante ressaltar que alguns coaches iniciantes, assim que terminam o primeiro curso de formação, esperam cobrar o mesmo valor de coaches experientes. No entanto vale lembrar que seus clientes avaliam os resultados, também, levando em conta o valor que pagaram, ou seja quanto mais caro for seu serviço mais seu cliente cobrará do seu desempenho. Para gerar maior credibilidade no seu trabalho, vale à pena aumentar seu preço de acordo com o valor real do trabalho ofertado.

Os reajustes podem acompanhar índices inflacionários, preços de mercado e sua própria maturidade profissional que será adquirida através de investimentos em novos cursos, livros técnicos, pesquisas e sua prática profissional comprovada. Cobrar um valor justo é recompensador. Eu, por exemplo, adoro ouvir dos meus clientes que aquilo que me pagam é uma verdadeira pechincha comparado aos benefícios que recebem por meio de aumento de salários, premiações por resultado ou, ainda, por outros ganhos mais difíceis de medir, porém perceptíveis, tais como: melhor diálogo com os filhos, relação de maior afeto com o marido ou esposa, paz interior, entre outras.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *