Crie harmonia no seu espaço de trabalho


Há algum tempo o espaço de trabalho passou a ser cada vez mais compartilhado. Poucos são os profissionais que ainda têm uma sala privativa. Mas, como criar harmonia com poucos móveis e paredes? A resposta é que isso é completamente possível. Ainda que seja em uma pequena baia, muitas pessoas apostam na organização de suas pastas e na decoração das mesas e armários. Embora, muitos locais de trabalho não disponham sequer de uma boa iluminação, há quem utilize com criatividade meios bem razoáveis de se sentir em paz. Abaixo, citarei cinco dicas, baseada na minha própria experiência profissional. Funcionaram para mim e espero que funcionem para você também.

1) Mantenha a atmosfera agradável, a partir de uma limpeza diária ou, pelo menos, semanal. Assim, você não acumula papéis e utensílios desnecessários. Se a área não for iluminada, invista em uma luminária. Se não for ventilada, compre um pequeno ventilador. Se a empresa não arca com essa despesa, utilize seu salário, mas garanta seu bem-estar. Vai valer a pena.

2) Tenha um caderno e/ou uma agenda de anotações. O acúmulo de papéis vai gerar desorganização, não apenas, em sua mesa de trabalho, mas também nos resultados profissionais.

3) Se trabalha com projetos, escolha cores variadas e, de preferência, alegres para diferenciar as pastas, tanto no computador como nas prateleiras, assim, rapidamente você acessa as informações que precisa.

4) Coloque um pouco da sua personalidade para caracterizar o seu cantinho. Não precisa exagerar e pregar as fotos dos seus sete gatos nas divisórias, mas pode colocar um pequeno arranjo de flores, um porta-retrato com uma imagem significativa que pode ser da sua família ou de um momento de sucesso, uma lembrança de uma cidade ou país que visitou, uma oração que te acalma. O importante é que ao olhar para aquela imagem, você se sintonize com a alegria, a paz e se motive a continuar seu trabalho.

5) Crie seu próprio clima. Leve uma caneca ou xícara para tomar água, chá ou café, ou até mesmo uma moringa, se você não costuma se levantar muitas vezes (o que seria positivo para circulação), e alguns alimentos saudáveis como frutas ou verduras cruas picadas. Separe uma playlist com músicas que te agradam e ouça, naturalmente, com fones de ouvido, quando quiser se concentrar.

Ainda que essas dicas sejam apenas para harmonizar seu espaço e não o ambiente de trabalho como um todo, é sempre mais agradável retornar de uma reunião exaustiva ou até mesmo de uma discussão desgastante com um colega e encontrar um lugar em que é fácil se (re)harmonizar.

Share

2 comentários sobre “Crie harmonia no seu espaço de trabalho

  • Muito interessante a proposta! Se não temos como controlar todos os fatores que nos inquietam no ambiente de trabalho, harmonizar nosso espaço ali pode ajudar, e muito, a nos sentirmos melhor no local onde passamos boa parte do nosso dia.

  • Sempre fiz isso, de interferir positivamente no ambiente, em prol do bem estar; acredito que não importa aonde, mas sim, como está o seu local de trabalho; já fui até criticada por isso , mas continuei pensando e agindo dessa mesma forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *