O Autocoaching e a Ampliação de Visão, por Marcos Wunderlich

É importante entender o que significa visão de mundo ou cosmovisão para podermos revê-la, pois a forma como vemos o mundo será a base para a nossa evolução pessoal e profissional.

Somos os criadores de nossa realidade. O que vemos e percebemos é criação e resultado de nossa mente. O mundo, a realidade objetiva existe, está aí, mas a forma como nós o vemos e interpretamos é projeção mental. Tanto é verdade que o mesmo fato é visto e interpretado de maneiras diferentes pelas testemunhas oculares do acontecimento. Por isso, a percepção de que nós somos os criadores da nossa realidade é fundamental para permitir mudanças de comportamentos e atitudes. Em outras palavras, criamos a nossa realidade a partir de nossa cosmovisão. Ela também é ampliável, sendo possível abdicar da atual visão de mundo para adotar uma perspectiva mais ampla, aberta e libertadora.

Quando buscamos praticar o autocoaching para nossa própria evolução e superação, precisamos ter uma clara consciência da nossa visão de mundo atual, pois ela já não nos completa mais em alguns aspectos. Assim, podemos localizar os pontos ou situações onde precisaremos amplia-la e, consequentemente, criar uma nova realidade mais condizente com nossa atual necessidade de vida. Resumindo, o propósito primordial ou ponto de partida do autocoaching é a adoção de uma nova visão de mundo, sem a qual não haverá mudanças nem evolução.

Esse processo pode ser feito através de ferramentas e instrumentais do coaching e mentoring, especialmente elaboradas para que cada um possa descobrir uma visão mais adequada para si mesmo. Assim, além de uma expansão do olhar, auxiliaremos na ultrapassagem das limitações de visão existentes na vida de outras pessoas.

 

Marcos Wunderlich, Coach e Mentalizador do Sistema ISOR®.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *