A vida por trás do luxo. Há vida por trás do luxo.

Manolo Blahnik, Foto: REX FEATURES

São pessoas comuns, mas com algumas competências extraordinárias que ganham o mundo e a fama. Capazes de apresentar pratos sensacionais que tocam a alma, como o italiano Massimo Bottura, desenhar sapatos femininos de uma elegância indescritível, como é o caso do estilista espanhol Manolo Blahnik, ou desenvolver tecnologias complexas, mas acessíveis para os usuários, como o americano Bill Gates; profissionais de talentos diferenciados são de um dia para o outro reconhecidos e aclamados. Às vezes muito mais do que isso, eles podem ser adorados, amados, endeusados.

Na perspectiva da nova celebridade, o sucesso pode ser a concretização de um esforço. Por outro lado, para quem se via apenas como um profissional dedicado e comprometido com o ofício, o sucesso e a fama podem se tornar assustadores. A verdade é que muitos chefs de cozinha, estilistas famosos, modelos, atores, escritores têm uma relação conflituosa com a alta popularidade. Às vezes,  diante da quantidade e qualidade de produtos e serviços que  são apresentados ao grande público, da sua visibilidade nas mídias, torna-se difícil se olhar e se enxergar por dentro. Em muitos casos, um profissional talentoso vive uma forte pressão para se manter um sucesso. O profissional, internamente, cobra de si mesmo a ampliação dos limites criativos para fazer sempre mais, de maneira original e inovadora, porque é preciso além de fazer um bom trabalho, saber surpreender e encantar a clientela. É uma cobrança externa do público, e outra cobrança interna para ser produtivo.

Além das competências relacionadas ao produto ou serviço apreciado e reconhecido em seu nicho, é preciso traquejo para lidar com as novas imposições sociais. Algumas celebridades gostam de lembrar seu aspecto humano, de se conectar com a sociedade, de influenciar um setor, um projeto social ou cultural. A vida se torna extremamente íntima do trabalho. É preciso participar em eventos sociais e admitir um novo papel no mundo das celebridades, às vezes considerado até como um herói para um determinado segmento. É algo diferente de se imaginar, mas é como se a vida é que estivesse contida no trabalho e não o contrário.

A vida por trás do luxo pode não ser tão luxuosa quanto uma celebridade tenta ostentar. Muitos famosos vivem uma vida com desgastes familiares, traições, problemas de saúde, medos comuns e excêntricos. Várias marcas que eram empresas familiares, até mesmo devido aos conflitos entre os parentes, foram vendidas. Hoje, o setor de luxo é cada vez mais dominado por grandes conglomerados. Se criar é um desafio, a gestão dos negócios de luxo é outro desafio. Nem sempre é possível delegar, descentralizar, como algumas celebridades gostariam.

Há vida por trás do luxo, com festas, celebrações, amor, paixão, mas também altos e baixos de uma vida normal. Há momentos de riso e graça, momentos de choro e vela.

Pessoas famosas também têm problemas, dores profundas e desejos de superação. Várias delas, também, buscam o coaching como alternativa para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, para aprenderem a lidar melhor com os desafios que seu estilo de vida lhes impõe, para realizar a sua adaptação cultural e para aprimorar o seu mindset, ou seja sua atitude mental para gerenciar o estresse, a pressão e conseguir ter uma vida feliz e plena.

 

 

 

Share

1 comentário em “A vida por trás do luxo. Há vida por trás do luxo.

  • Muitos acreditam que “atingir o sucesso” (no seu sentido mais superficial) é a solução para todos os seus problemas. No entanto, pode ser o início de muitos outros, só que de natureza diferente. A pressão, a visibilidade repentina e a exposição, podem ser muito prejudiciais à vida pessoal, como destaca o texto. Durante a leitura, fiquei pensando nos casos de ascensão e queda que muitas celebridades passam, como quando fazem sucesso na infância. Muitos não conseguem manter o mesmo patamar e são fadados à frustração. Realmente, uma ajuda especializada se faz fundamental, não só quanto ao aspecto psicológico, mas principalmente na adoção de estratégias para se evitar problemas futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *