Paul Potts, um britânico, apaixonado por ópera, teve em sua infância a beleza da música, que ele cantava em corais, e o terror ao bullying, vivenciado na escola, por ser gordinho. Seu maior sonho era ser um cantor de ópera, mas era vendendo celulares em uma pequena loja no País de Gales, que ele conseguia ganhar a vida.
Com poucos amigos, baixa popularidade e uma família com poucos recursos, podia contar, apenas, com o estímulo da mãe e de sua namorada e depois esposa Julie-Ann Potts.
A paixão pela ópera e a devoção ao tenor italiano Pavarotti fizeram-no economizar ao máximo seu salário, buscar especializações e oportunidades de se profissionalizar, ainda que às custas de inúmeros sacrifícios. Conseguiu fazer um curso em Veneza e seu empenho o levou a ter uma audição com seu ídolo. No entanto, o aconselhamento foi destrutivo e somente reforçou sua baixa-estima.
O filme inglês-americano “Apenas uma Chance” (=One Chance), 2013, dirigido por David Frankel e escrito por Justin Zackham, retrata sua história inspiradora. Paul Potts deu vários exemplos de superação e perseverança na busca pela realização de seu sonho. Foi somente após vários anos de dedicação que conseguiu vencer o reality show “Britain’s Got Talent”, cantando, de forma surpreendente, “Nessun Dorma”, a famosa ária da ópera “Turandot”, de Giacomo Puccini, e mudar o rumo da sua história.
Veja abaixo o trailer de divulgação do filme e faça suas reflexões:
1) Você conhece seus dons?
2) Tem perseverado para transformar seus sonhos em realidade?
3) Quem são as pessoas que te apoiam?