Quer se destacar em tempos de crise?

Apesar dos tempos de recessão econômica, são muitos os profissionais que se destacam em seus negócios. Entre as habilidades essenciais para os empreendedores, indico:

  • Inovar. A inovação seja em produto ou serviço encanta o cliente.
  • Criar maior proximidade com clientes interno-externos. A confiança gera fidelização e até mesmo publicidade gratuita por meio das propagandas boca-a-boca, principalmente agora que elas ocorrem, também, nas mídias sociais.
  • Valorizar as oportunidades de network. Participar em grupos profissionais ou de estudo, freqüentar congressos, seminários, e estar aberto ao aprendizado.

    Ao contrário dessa proposta, percebo muitos empreendedores que não sabem valorizar suas oportunidades de vendas. Elevam as exigências, cobram adiantamentos desnecessários, não têm fluxo de caixa, e ainda são inflexíveis em seus contratos e negociações. Outro posicionamento habitual é do empresário, no desejo irracional de cortar custos, reduzir a qualidade do produto. Existe ainda empreendedor que tem uma postura hostil e arrogante com quem paga por seu serviço. Tais atitudes ocasionam desconfiança e perda da clientela. Para esses profissionais, com ou sem crise, seu negócio não terá vida longa.

    Em um cenário de crise, as pessoas não necessariamente deixarão de comprar. No entanto, é bastante comum que se tornem mais seletivas e cuidadosas em suas escolhas ou indicações. Dessa forma, sua empresa pode ganhar ou perder vantagem competitiva.

    Se você está à frente de um negócio, deve antes de mais nada, saber se reavaliar. Você tem ou está disposto a adquirir as habilidades sugeridas? Você acredita que seu produto é tão bom que não necessita de investimento? Sua resposta irá direcioná-lo para o sucesso ou para longos tempos difíceis.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *