Você tem refletido sobre o futuro?

Museu do AmanhãRecentemente tive oportunidade de conhecer o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Com várias instalações audiovisuais, recursos tecnológicos e ferramentas interativas, o museu apresenta e explica diversas questões a respeito da vida do ser humano e da evolução das ciências e convida à reflexão sobre nossa interação com o planeta.

Ao longo da visita, estruturada por meio de um percurso narrativo focado nos valores da sustentabilidade e da convivência harmoniosa entre o ser humano e o Planeta Terra, as  várias instalações alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e dos impactos atuais e potenciais na sociedade. Cada espaço e etapa desse percurso estimula os visitantes a refletirem sobre o passado e o presente da humanidade e a se enxergarem como protagonistas do seu próprio futuro, por meio de algumas perguntas poderosas, tais como: Quais as dimensões da nossa existência? Como chegamos até aqui? Que futuro desejamos?

Aproveitando minha experiência anterior em estudos prospectivos, e inspirada por essas perguntas, tão relevantes com meu trabalho como coach, gravei meu vídeo de fim de ano, com essa indagação: “Você tem refletido sobre o futuro?” Assista e comente!

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *