Treine-se para mudar seu mindset e alcançar suas metas!

Além da personalidade, do comportamento e do caráter, cada um de nós, ao longo da vida, pode desenvolver competências pessoais e profissionais, ou seja, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Entre as atitudes mais importantes para obter o êxito destaca-se a atitude mental, também conhecida pelo termo inglês mindset, popularizado pela psicóloga americana Carol Dweck, autora da obra Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos. Segundo Dweck e vários outros autores, quando o mindset for bem utilizado, o potencial para alcançar as metas pessoais e profissionais torna-se significativamente maior. Porém, para desenvolver o mindset a nosso favor é preciso mudar padrões de personalidade, comportamento e caráter, bem como crenças, pensamentos, hábitos e práticas que influenciam nosso processo de tomada de decisão e as ações que empreendemos.

Para alcançar os resultados desejados é preciso ter disposição para passar por várias etapas e persistência para seguir no percurso planejado, mesmo quando surgirem obstáculos. Temos como exemplo um maratonista que quer se preparar para participar de uma competição importante. Sua meta é conseguir completar um percurso de mais de 42 quilômetros no menor tempo possível. Para atingir seu objetivo, a cada dia, ele deverá correr cada vez mais quilômetros em cada vez menos tempo, até ser capaz de correr o percurso completo no menor tempo possível. Ou seja, isso vai requerer muito TREINO. Para um executivo de uma empresa, o processo para alcançar metas importantes não é muito diferente. Ele deverá estabelecer etapas e ações a serem realizadas para alcançar essas metas dentro de um prazo. Em muitos casos, isso envolverá sua própria mudança, bem como aquela de outros colegas da mesma empresa, principalmente quando esse processo envolver inovação na gestão de equipes ou no processo produtivo. Assim, para favorecer e sustentar a mudança empresarial rumo às metas planejadas, a direção da empresa deverá promover e apoiar um processo de desenvolvimento e aprendizagem constante, voltado para a mudança do seu mindset – que deverá ser refletida pela elaboração e aplicação de novas estratégias, planos e práticas empresariais e, em alguns casos, até pela redefinição da sua missão e visão ou dos seus valores e princípios. Os exemplos mais relevantes, nesse sentido, são aqueles das grandes empresas que passaram a aplicar práticas de responsabilidade social e ambiental na execução das suas operações, não apenas para cumprir normas e leis, mas também para ampliar sua missão junto à sociedade, compensando os impactos negativos sobre as comunidades e o meio ambiente das regiões onde atuam por meio de várias iniciativas e ações que não faziam parte da missão original da empresa.

O coaching traz oportunidades para mudar seu mindset seja no âmbito pessoal, social ou profissional, por meio de um percurso de autoaprendizagem. Com um conjunto de exemplos concretos, exercícios práticos e perguntas poderosas, um coach vai te ajudar a entender o que é preciso mudar para desenvolver sua nova atitude mental, para que você possa alcançar, manter e até mesmo ampliar os seus resultados. Para poder avançar, ir mais longe na vida e na carreira, é preciso enfrentar e superar os desafios, e não fugir deles. O sucesso não vem a partir de soluções simplistas, mas pelo poder da persistência e do investimento em se desenvolver. Nesse percurso rumo às metas planejadas, o maior desafio para você é enfrentar suas próprias crenças limitadoras, e assim mudar suas perspectivas, abrindo-se para pensamentos voltados para ações e resultados transformadores.

Na quinta-feira, 1 de fevereiro, em Brasília, acontece o minicurso “Um novo mindset para um 2018 de SUCESSO”. Pode ser uma maneira de começar a rever a si mesmo e ganhar insights para mudar de atitude e, com isso, abraçar o SUCESSO.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *