Apesar dos tempos de recessão econômica, são muitos os profissionais que se destacam em seus negócios. Entre as habilidades essenciais para os empreendedores, indico:
Ao contrário dessa proposta, percebo muitos empreendedores que não sabem valorizar suas oportunidades de vendas. Elevam as exigências, cobram adiantamentos desnecessários, não têm fluxo de caixa, e ainda são inflexíveis em seus contratos e negociações. Outro posicionamento habitual é do empresário, no desejo irracional de cortar custos, reduzir a qualidade do produto. Existe ainda empreendedor que tem uma postura hostil e arrogante com quem paga por seu serviço. Tais atitudes ocasionam desconfiança e perda da clientela. Para esses profissionais, com ou sem crise, seu negócio não terá vida longa.
Em um cenário de crise, as pessoas não necessariamente deixarão de comprar. No entanto, é bastante comum que se tornem mais seletivas e cuidadosas em suas escolhas ou indicações. Dessa forma, sua empresa pode ganhar ou perder vantagem competitiva.
Se você está à frente de um negócio, deve antes de mais nada, saber se reavaliar. Você tem ou está disposto a adquirir as habilidades sugeridas? Você acredita que seu produto é tão bom que não necessita de investimento? Sua resposta irá direcioná-lo para o sucesso ou para longos tempos difíceis.