Coaching Executivo: benefícios para o coachee e benefícios para a organização

A utilização do coaching na indústria e negócios tornou-se aceleradamente mais comum nos últimos anos. O profissional tem sido utilizado para apoiar nas transições de executivos, auxiliar no treinamento de potenciais gerentes, ampliar competências de líderes, estreitar relacionamentos interpessoais, desenvolver equilíbrio em mudanças de estado ou país e ajudar empresários a atingir altos níveis de sucesso.

A revisão dos valores individuais e reflexão sobre os fundamentos do planejamento estratégico é uma das maneiras de identificar os desafios para se alcançar o sucesso.

No mundo corporativo, a roda gira e gira com muita velocidade, porque precisa de resultados. No entanto, ainda pouco se fala sobre sabedoria organizacional e os impactos de um processo pouco discutido e negociado no sistema como um todo. É importante haver uma reflexão sobre o que os líderes pensam e fazem, e onde essa reflexão se inicia: quais pontos de partida e pontos de chegada.

Para um crescimento sustentado precisa-se compor uma estrutura organizacional orientada para pessoas, dentro de um sistema funcional e motivador. Nas organizações pode-se fundamentar um sistema de crenças e valores ou modelo de liderança que alavanque as competências individuais e das equipes. Indivíduos precisam de pontos de referência. Equipes precisam saber conviver de forma harmoniosa. Líderes precisam aprender a chave da boa comunicação para se alcançar bons resultados de forma satisfatória para todos os envolvidos.

O trabalho de coaching nas organizações, sistemas e equipes evita o rodízio operacional, amplos gastos em treinamento e desenvolve uma equipe mais consciente de seus valores, objetivos pessoais e de carreira.

É inevitável que o gestor avalie as vantagens do custo de aplicação do coaching em sua organização. Um dos meios sugeridos, em pontos de controle do processo e ao final, parte de alguns questionamentos gerais:

1) Os colaboradores ampliaram seu auto-conhecimento e em consequência disso mudaram sua performance?
2) Os colaboradores mostram-se mais criativos em termos de apresentar suas novas idéias e propostas?
3) Os colaboradores têm se sentido mais capazes de deixar sua zona de conforto para conhecer melhor a organização ou seus colegas?
4) Os colaboradores aprenderam a ter uma relação mais empática e afetuosa?
5) Os colaboradores desenvolveram competências que denotam satisfação em áreas pessoais, além da profissional?

Um bom processo de coaching torna as pessoas mais focadas, solidárias umas com as outras, com melhor auto-estima e empoderadas para seu próprio desenvolvimento e crescimento da equipe. Diante dessa explosão de vontade de ser melhor é importante que a organização esteja preparada para suprir as novas necessidades, para desenvolver uma escuta atenta; ou então as pessoas podem se frustrar diante da falta de conexão entre seus valores pessoais e valores organizacionais. Para as empresas públicas ou privadas que querem inovar e crescer, nada melhor do que um método transformador.

Para saber mais sobre coaching e negociar aplicações dentro da sua empresa, entre em contato: coaching@adrianalombardo.com

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *